Brasil

Região Sudeste pula fora da avaliação positiva de Bolsonaro; ouça podcast

O presidente vive o pior momento da avaliação do seu governo, e a região Sudeste mudou de pensamento desde 2019

 (Alan Santos/PR/Flickr)

(Alan Santos/PR/Flickr)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 14 de julho de 2021 às 19h42.

Última atualização em 15 de julho de 2021 às 12h31.

A avaliação negativa do presidente Jair Bolsonaro chegou ao maior nível desde que ele assumiu o Palácio do Planalto, em janeiro de 2019. De acordo com a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, o governo é considerado ruim ou péssimo por 57% dos brasileiros. A baixa popularidade do presidente é o tema do mais novo episódio do podcast EXAME Política.

Para Maurício Moura, fundador do IDEIA, instituto especializado em opinião pública, o presidente perdeu apoio em várias regiões, mas sobretudo no Sudeste, onde concentra a maior parte do eleitorado. "É um período extremamente ruim para Bolsonaro”, avalia.

Além dele Moura, participa do debate Maurício Garcia, pesquisador do instituto Conectar e sócio da MG2, empresa de opinião pública e mercado de Pernambuco. Garcia também pontua essa mudança de percepção na região Sudeste. Os que avaliam o governo como ruim ou péssimo somam 57%, enquanto 17% julgam o trabalho do presidente como ótimo ou bom.

“É a primeira região que pula fora do Bolsonaro. No primeiro ano de governo a avaliação foi quase um terço positivo, um terço neutro, e outro terço negativo. Em 2020 a coisa começou a balançar. Com o auxílio emergencial mudou para positivo, mas o momento foi eterno enquanto durou”, afirma.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.200 pessoas entre os dias 5 e 8 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Confira todos os números da pesquisa.

Acompanhe tudo sobre:EXAME/IDEIAJair BolsonaroPodcasts

Mais de Brasil

STF tem maioria para manter pena de Collor após condenação na Lava-Jato; ele pode ser preso

Delator do PCC é morto em tiroteio no Aeroporto de Guarulhos; outras quatro pessoas são baleadas

Lula diz que estará pronto para concorrer à reeleição em 2026, mas espera não ser 'necessário'

Moraes vota pela condenação de 15 réus envolvidos nos ataques de 8 de janeiro