Brasil

Reformas e novo Código Eleitoral devem avançar nesta semana

No Senado, a expectativa é pelo parecer da PEC 110, a reforma tributária mais ampla, que unifica nove tributos que incidem sobre consumo

Congresso Nacional do Brasil (Moment/Getty Images)

Congresso Nacional do Brasil (Moment/Getty Images)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 30 de agosto de 2021 às 06h00.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia

Reformas e novo Código Eleitoral estão no radar da semana no Congresso. O parecer da reforma administrativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, deve ser apresentado nos próximos dias pelo relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA). Entre outros pontos, o projeto, há meses na comissão especial, muda as regras de ingresso na administração pública e trata da avaliação de desempenho dos servidores.

No Senado, a expectativa é pelo parecer da PEC 110, a reforma tributária mais ampla, que unifica nove tributos que incidem sobre consumo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O relator, Roberto Rocha (PSDB-MA), deve entregar o texto também nesta semana.

Enquanto a reforma ampla é discutida entre os senadores, os deputados conversam com o relator da reforma do Imposto de Renda, Celso Sabino (PSDB-PA), que deve apresentar uma nova versão do texto. Falta consenso em pontos que incluem diminuição na arrecadação dos estados e o tributo sobre dividendos. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não marcou a data da votação.

Também na Câmara, a proposta que consolida em um único texto a legislação eleitoral e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve avançar nesta semana. Lira afirmou que pautará a matéria na quinta-feira, 2. A Câmara deve votar o pedido de urgência nos próximos dias.

Na quarta-feira, 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento do "marco temporal" da demarcação de terras indígenas, que começou na semana passada com a leitura do relatório da ação. Mais de 6 mil indígenas se manifestaram em Brasília na semana passada contra o entendimento que retira dos povos o direito sobre terras não ocupadas na data da promulgação da Constituição.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoExame HojeReforma AdministrativaReforma tributáriaSenado

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto