Brasil

Receita investiga doações ao Instituto Lula, diz jornal

Ao jornal, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, negou que as apurações da Receita estejam ligadas à Operação Lava Jato


	Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em São Paulo: seu instituto entrou na mira da Receita
 (Nacho Doce/ Reuters)

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante evento em São Paulo: seu instituto entrou na mira da Receita (Nacho Doce/ Reuters)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 23 de dezembro de 2015 às 09h44.

São Paulo – De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a Receita Federal estaria investigando doações de empreiteiras, como Odebrecht e Camargo Côrrea, ao Instituto Lula, fundado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois do fim do seu segundo mandato.

O objetivo das investigações, segundo a publicação, é checar as origens das doações, como esse dinheiro foi empregado e se foi devidamente declarado pelo instituto e empresas doadoras.

Ao jornal, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, negou que as apurações da Receita estejam ligadas à Operação Lava Jato.

No entanto, segundo a Folha de S. Paulo, o foco das investigações seria exatamente na relação entre as empresas suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção da Petrobras e o instituto.

Segundo o jornal, a instituição tinha até o final de 2015 para apresentar documentos fiscais e informações contábeis. Ontem, de acordo com a publicação, Okamotto teria solicitado a prorrogação do prazo.

Em nota enviada à EXAME.com, o Instituto Lula os documentos e movimentações financeiras estão de acordo com as leis brasileiras e que os impostos foram recolhidos. Veja nota abaixo. 

Questionada por EXAME.com, a Receita Federal afirmou que, "em razão do sigilo fiscal previsto pelo Código Tributário Nacional (CTN)", o órgão não comenta a situação de contribuintes específicos.

Veja a nota do Instituto Lula sobre o assunto

"O Instituto Lula é uma entidade sem fins lucrativos que promove o debate sobre desenvolvimento econômico e social. Ele é o sucessor do Instituto Cidadania, fundado há 25 anos. Os documentos contábeis e movimentações financeiras do Instituto Lula estão de acordo com as leis brasileiras e todos os impostos foram devidamente recolhidos. O Instituto cumprirá todas as demandas da Receita Federal no prazo acordado com o órgão. Não temos conhecimento de nenhuma relação entre essas demandas e a Operação Lava Jato".

* Atualizado às 10h40 de 23/12/2015 para incluir a nota do Instituto Lula e a posição da Receita Federal. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoresreceita-federal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP