Brasil

Receita consultará dados para atualizar CPF de pessoas falecidas

De acordo com a Receita, os CPFs que estiverem com ano de óbito informado na base de dados passarão à situação cadastral "Titular Falecido"

Receita Federal: instrução normativa que dispõe sobre o CPF foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (Receita Federal/Reprodução)

Receita Federal: instrução normativa que dispõe sobre o CPF foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (Receita Federal/Reprodução)

AB

Agência Brasil

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 14h47.

A Receita Federal passará a consultar diariamente a base de óbitos da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil para atualizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) falecidas. O Diário Oficial da União de hoje (29) publicou a instrução normativa que dispõe sobre o CPF.

De acordo com a Receita, os CPFs que estiverem com ano de óbito informado na base de dados e em situação cadastral regular, pendente de regularização e suspensa passarão à situação cadastral "Titular Falecido".

"A nova sistemática aumenta a transparência para a sociedade em geral sobre a real situação do contribuinte, bem como amplia a segurança jurídica, uma vez que haverá tratamento padrão para os casos de CPFs de falecidos. Além disso, a implementação inibe a fraude com CPF de pessoas falecidas", diz a Receita.

Acompanhe tudo sobre:Receita FederalDocumentação

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças