Brasil

Reajuste da tarifa de ônibus sairá na 2ª quinzena, diz Paes

No início do ano, Guido Mantega teria pedido a Paes que postergasse aumento nas passagens. A Prefeitura de São Paulo também adiou o reajuste, a pedido de Dilma


	Eduardo Paes: Paes não quis antecipar a intensidade do aumento e disse que dessa vez ainda não tinha sido procurado pelo governo federal para discutir o reajuste
 (Tânia Rêgo/ABr)

Eduardo Paes: Paes não quis antecipar a intensidade do aumento e disse que dessa vez ainda não tinha sido procurado pelo governo federal para discutir o reajuste (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 16h02.

Rio - O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que divulgará na segunda quinzena de dezembro o novo preço da tarifa de ônibus no município.

Paes não quis antecipar a intensidade do aumento e disse que dessa vez ainda não tinha sido procurado pelo governo federal para discutir o reajuste.

Questionado ainda se a nova tarifa de ônibus teria embutido o reajuste que deveria ter ocorrido esse ano, mas que foi cancelado após os protestos que se espalharam por todo o país, o prefeito desconversou.

"Você quer saber o valor da nova tarifa, mas eu ainda não vou dizer. A gente tem um modelo matemático, uma equação, que leva em consideração uma série de índices de preços, do IBGE e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a partir daí a gente calcula a tarifa", explicou.

No início de 2013, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria pedido a Paes que postergasse o aumento nas passagens de ônibus, como uma medida para evitar uma alta excessiva na inflação ao consumidor, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A Prefeitura de São Paulo também adiou o reajuste, a pedido da presidente Dilma Rousseff. Quando as tarifas finalmente aumentariam nas duas capitais, no meio do ano, uma onda de protestos fez as autoridades revogarem o reajuste nos transportes em 2013.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo PaesMDB – Movimento Democrático BrasileiroÔnibusPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosTarifasTransporte públicoTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU