Brasil

Raquel Lyra é aprovada por 51% e desaprovada por 44%, diz pesquisa Genial/Quaest

Aprovação da governadora de Pernambuco oscilou três pontos percentuais para baixo, enquanto a desaprovação subiu dois pontos, variações, porém, estão dentro da margem de erro

A pesquisa mostra também que o nome do prefeito de Recife, João Campos (PSB), é o mais cotado entre a população do estado para ser governador em 2026 (Governo de Pernambuco/Divulgação)

A pesquisa mostra também que o nome do prefeito de Recife, João Campos (PSB), é o mais cotado entre a população do estado para ser governador em 2026 (Governo de Pernambuco/Divulgação)

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 07h00.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 07h32.

A aprovação do governo de Raquel Lyra em Pernambuco oscilou três pontos percentuais negativos, de acordo com pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 27. A governadora, que nesta semana deixou o PSDB para se filiar ao PSD, tem 51% de aprovação contra 54% registrado em dezembro de 2024.

A desaprovação do trabalho de Lyra variou dois pontos percentuais positivos, saindo de 42% para 44%, mostra o estudo. Apesar das oscilações, as diferenças estão dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na avaliação da gestão, a maioria dos eleitores pernambucanos avaliaram o governo como "regular". Um total de 37% ante 35% registrado em dezembro. Os que o apontam como positivo somaram 32%, mesmo percentual da pesquisa anterior.

As menções negativas variaram três pontos percentuais para baixo, saindo de 29% pata 26%. Outros 5% disseram não saber ou não quiseram responder.

No recorte demográfico, o estudo da Quaest indica que a governadora de Pernambuco é mais bem avaliada positivamente entre os homens, pessoas com 51 anos ou mais, com ensino até o fundamental, com renda de até 2 salários mínimos e católicas.

Ela também tem 34% de aprovação entre os que elegeram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Pt) em 2022, assim como 32% que optaram pelo ex-mandatário Jair Bolsonaro. Entre os que votaram em branco, nulo ou não votaram, 20% avaliam o governo de Raquel Lyra como positivo.

Eleição em 2026

Ao final de 2025, a governadora completa três anos à frente da chefia do Executivo estadual. Ela poderá concorrer à reeleição, mas, para 52% dos entrevistados, Raquel Lyra não merece um segundo mandato, diz a pesquisa Genial/Quaest.

Para 44%, contudo, a governadora merece ser reeleita e 4% não souberam ou não quiseram responder.

O nome do prefeito de Recife, João Campos (PSB), é o mais cotado entre a população do estado para ser governador em 2026. Ele é citado por 56%, contra 28% que indicam que votarão na atual governadora. Outros 5% indicaram intenção de voto no ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL).

Os indecisos somam 3% e os votos em branco, nulos ou que não vão votar são 8%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro com 1.104 eleitores de Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2026Pernambuco

Mais de Brasil

Primeiras ondas de frio chegam ao Brasil em abril — mas calor ainda deve predominar

Anvisa emite alerta sobre cremes dentais com fluoreto de estanho após relatos de lesões orais

Lula diz que Brasil prioriza negociações com governo Trump antes de aplicar reciprocidade em tarifas