Brasil

Racionamento evita falta total de água em Itu

Índice de chuvas foi de apenas 40% do esperado nos dois meses de racionamento


	Solo ressecado é visto na represa de Jaguary: no mês de março, para uma média de 129 milímetros, a chuva atingiu 51,5 mm
 (Nacho Doce/Reuters)

Solo ressecado é visto na represa de Jaguary: no mês de março, para uma média de 129 milímetros, a chuva atingiu 51,5 mm (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 18h37.

Sorocaba - Adotado há dois meses, o racionamento evitou que os 156,9 mil habitantes de Itu, na região de Sorocaba (SP), ficassem completamente sem água. Nesse período, o índice de chuvas foi de apenas 40% do esperado.

No mês de março, para uma média de 129 milímetros, a chuva atingiu 51,5 mm. De acordo com a Águas de Itu, empresa responsável pelo abastecimento, os mananciais que abastecem a cidade estão praticamente no mesmo nível em que se encontravam no início de fevereiro, quando o racionamento foi adotado.

A pequena melhora ocorrida, segundo a empresa, deve garantir o abastecimento nos próximos meses, mesmo que não ocorram chuvas intensas.

Conforme a empresa, como ocorre no Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, as chuvas previstas para a região de Itu não vieram com a intensidade esperada.

Alguns mananciais continuam com 10% da capacidade, obrigando ao desligamento temporário das bombas. No centro e nos bairros mais próximos da região central, o fornecimento é suspenso das 6 às 17 horas.

Na região de Pirapitingui, mais distante do centro, os bairros foram divididos em setores e cada um é abastecido a cada um dia e meio. De acordo com a empresa, a providência evitou que o manancial que atende a região secasse por completo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosSabespÁguaSecasSaneamento

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso