Brasil

Questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro, diz Ciro

Ciro Gomes criticou o descaso do governo Temer com os refugiados venezuelanos no norte do país e disse que o Brasil tem a obrigação de recebê-los

Ciro Gomes: o candidato pedetista criticou a decisão do PT de apoiar o governo Maduro (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Ciro Gomes: o candidato pedetista criticou a decisão do PT de apoiar o governo Maduro (Rodolfo Buhrer/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 13h47.

São Paulo - O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse que a questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro que deixou de mediar esse conflito, citando tanto PT quanto o governo do presidente Michel Temer e disse que o Brasil precisa retomar o papel natural de liderança na região para "desarmar essa bomba".

"A questão da Venezuela é consequência do desgoverno brasileiro, que desertou da nossa tarefa natural de mediar esse conflito, porque para o PT, tem que alisar o regime Maduro, que não tem mais condições de governar a Venezuela e para os americanos, a quem serve esse governo Temer, é isolar e estabelecer um ambiente de guerra civil", afirmou Ciro.

A declaração do candidato ocorre em meio a pedidos do governo do Estado de Roraima para que se feche a fronteira em Pacaraima, que no mês passado foi palco de um conflito entre moradores locais e imigrantes venezuelanos. O presidente Michel Temer disse na semana passada que não considera fechar a fronteira.

Ainda segundo Ciro, o Brasil tem a obrigação moral de acolher esses refugiados. "O Brasil tem a obrigação moral, pouco importa o quanto pobre nós sejamos, por sermos quem somos. Somos um país construído pela força migrante, pela violência da escravidão, pela violência das guerras nos continentes europeus, que trouxeram italianos, poloneses, alemães, japoneses para o nosso país em grande profusão", afirmou ele.

Ciro também lembrou que há uma quantidade enorme de brasileiros vivendo fora do país.

"Onde há um país, tem um brasileiro humilhado e sofrendo. Nós não temos direito, por sermos quem somos, de não proteger os refugiados, pobres que sejamos", disse.

Acompanhe tudo sobre:Ciro GomesEleições 2018Governo TemerImigraçãoPDTVenezuela

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas