Brasil

Quem são os candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022

Veja a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, fornecida pelo TSE, e formatada por ordem alfabética

Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro (Halley Pacheco de Oliveira/Wikipedia/Divulgação)

Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro (Halley Pacheco de Oliveira/Wikipedia/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2022 às 11h48.

Última atualização em 6 de setembro de 2022 às 20h48.

Nove nomes se colocaram como candidatos ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador do Rio de Janeiro, formatada por ordem alfabética.

Cláudio Castro (PL)

Cláudio Castro, 42 anos, é governador do Rio de Janeiro desde maio de 2021. Assumiu a cadeira após o impeachment do ex-governador Wilson Witzel, de quem era vice. Formado em Direito, Castro foi eleito vereador pelo PSC em 2016, antes de integrar o governo de Witzel. O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), é candidato a vice na chapa. 

Cyro Garcia (PSTU)

O professor Cyro Garcia, 67 anos, é formado em Direito pela UFRJ, com mestrado e doutorado em História pela UFF. Participou da fundação do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas, anos depois, se desvinculou de ambos e ajudou a fundar o PSTU e a Central Sindical Popular Conlutas. Samantha Guedes é a candidata a vice na chapa.

Eduardo Serra (PCB)

Além de dirigente do PCB, o professor da UFRJ Eduardo Serra, 66 anos, é especialista em planejamento econômico e tem mestrado em engenharia da produção e doutorado em engenharia oceânica. Concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro em 2008 e ao governo do estado em 2010. Em 2014, foi candidato a senador, mas não conseguiu se eleger. A vice na chapa é Bianca Novaes, também do PCB.

Juliete Pantoja (UP)

Nascida em Saracuruna, na Baixada Fluminense, Juliete Pantoja, 32 anos, é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP) e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que organiza ocupações urbanas e luta pelo direito das pessoas à moradia. A candidata a vice é Juliana Alves, estudante de arquitetura.

Luiz Eugênio (PCO)

Natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense, Luiz Eugênio Honorato, 61 anos, é metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Foi candidato a governador do Rio de Janeiro em 2018. O candidato a vice na chapa é Guilherme de Lima, também do PCO.

Marcelo Freixo (PSB)

O deputado federal Marcelo Freixo, 54 anos, formado em História e Economia, se filiou ao PSB em 2021, após longa atuação no PSol. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, em 2018, foi deputado estadual, entre 2008 e 2017, e se candidatou a prefeito do Rio de Janeiro em 2012 e em 2016. O vice na chapa é Cesar Maia (PSDB).

Paulo Ganime (Novo)

O deputado federal Paulo Ganime, 39 anos, atual líder do Novo na Câmara dos Deputados, é engenheiro de produção e cursou Economia. Antes de entrar na política, em 2018, trabalhou nas áreas financeira e de gestão de projetos em empresas multinacionais. Seu vice é o biólogo Helio Secco.

Rodrigo Neves (PDT)

Nascido em São Gonçalo, Rodrigo Neves, 45 anos, é formado em sociologia e iniciou a carreira política na década de 1990. Já foi vereador, deputado estadual, secretário estadual e duas vezes prefeito de Niterói. O candidato a vice é o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD).

Wilson Witzel (PMB)

O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, 54 anos, tenta voltar ao cargo do qual foi afastado em 2020 em meio a acusações de corrupção, negadas por ele. Atuou como juiz federal entre 2001 e 2018, quando venceu a eleição para governador. Sofreu impeachment em abril de 2021 e se tornou inelegível por cinco anos, por decisão unânime do Tribunal Especial Misto do TJRJ. Ele agora tenta reverter a decisão. O candidato a vice é Sidclei Bernardo.

Candidatos ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Marcelo FreixoPolíticaSenadoWilson Witzel

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe