Centro Administrativo de Santa Catarina: sede do governo estadual. (Julio Cavalheiro/Secom / Governo de SC/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 16 de agosto de 2022 às 21h43.
Última atualização em 1 de outubro de 2022 às 13h31.
A disputa pelo governo de Santa Catarina tem dez nomes, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa de candidatos a governador de Santa Catarina, formatada por ordem alfabética.
O atual presidente do diretório estadual do PT de Santa Catarina é candidato do partido ao governo catarinense. O político já foi deputado federal por três mandatos, deputado estadual e prefeito de Blumenau. Sua vice na chapa é Bia Cargas, do PSB.
Esperidião Amin é senador da República por Santa Catarina. Ele já foi governador do estado por duas vezes, prefeito de Florianópolis por outras duas vezes, e de deputado. Seu candidato a vice é Dalírio Beber, do PSDB.
Gean Loureiro já foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos. Deixou o cargo no Executivo municipal no começo deste ano para disputar a corrida ao governo de Santa Catarina. Ele também já foi vereador. Seu candidato a vice é Eron Giordani, do União Brasil.
Jorge Boeira já foi deputado federal por Santa Catarina por quatro mandatos. É graduado em engenharia mecânica, foi professor e atuou na indústria carbonífera. Seu candidato a vice é Dr. Dalmo, também do PDT.
Jorginho Mello é senador da República por Santa Catarina. Já foi deputado federal por dois mandatos, deputado estadual quatro vezes e vereador de Herval D'Oeste, no oeste catarinense. Durante a CPI da Pandemia de Covid-19 foi um dos defensores do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua vice na chama é a Delegada Marilisa (PL).
Leandro Borges é marceneiro, tem 31 e é nascido em Cascavel, no Paraná. É a primeira vez que disputa o governo do estado. Seu candidato a vice é Jair Fernandes de Aguiar Ramos, também do PCO.
Atual governador de Santa Catarina, Carlos Moisés tenta a reeleição. Em 2018 concorreu ao primeiro cargo político, e foi eleito governador em uma reviravolta no pleito. Com dois processo de impeachment na Assembleia Legislativa do estado, ele foi afastado por duas vezes do cargo, mas conseguiu ser absolvido nos processos. Seu candidato a vice é Udo Dohler, do MDB.
Odair Tramontin é promotor de Justiça em Santa Catarina e foi o primeiro coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Blumenau. Tentou concorrer ao cargo de prefeito da cidade do Vale do Itajaí em 2020, mas ficou na terceira posição. Seu candidato a vice é Ricardo Althoff, do Novo.
Oriundo de Criciúma, no sul catarinense, Alex Alano é professor desde 1996 na rede estadual de ensino do estado. É a primeira vez que disputa um cargo eletivo. Sua vice na chama é Gabriela Santetti, do PSTU.
Zimmer é formado em direito e defensor público desde 2013. A primeira vez que disputou uma eleição foi em 2018 quando tentou o cargo de deputado federal, mas não conseguiu se eleger. Sua candidata a vice é Ana Lucia Meotti (Pros).
LEIA TAMBÉM