Brasil

Quem são os brasileiros que querem o impeachment de Dilma

Mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição online que clama pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff

Silhueta de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto - 24/09/2015  (REUTERS)

Silhueta de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto - 24/09/2015 (REUTERS)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 29 de setembro de 2015 às 09h36.

São Paulo – Mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição online que clama pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Segundo levantamento do site Change.org, esse é o maior abaixo-assinado já criado na plataforma por usuários brasileiros.

No mundo, a petição lançada pela Frente Parlamentar Pró-Impeachment é a segunda a atingir mais rapidamente 1 milhão de assinaturas. Em menos de dez dias desde a sua criação, o documento online já havia alcançado a marca.

A cidade de São Paulo lidera em número de apoiadores – metade dos usuários que participam da petição moram no estado. O Rio de Janeiro vem em seguida com 12,9% e Belo Horizonte em terceiro, com 7,7%.

Cidade % do total de assinantes
São Paulo 55,20%
Rio de Janeiro (RJ) 12,90%
Belo Horizonte (MG) 7,70%
Curitiba (PR) 6,10%
Brasília (DF) 4,40%
Recife (PE) 3,70%
Salvador (BA) 3,40%
Campinas (SP) 3,20%
Fortaleza 3,10%
Outros 0,30%

Os homens são maioria entre os assinantes da petição – eles representam 55% do total. De acordo com o levantamento, a maior parte dos apoiadores foram conduzidos à plataforma por meio do site do Movimento Pró-Impeachment, que é encabeçado por um grupo de parlamentares da oposição.

Foram esses deputados que apresentaram uma questão de ordem para que Eduardo Cunha, presidente da Câmara, apresentasse o trâmite dos pedidos de impedimento da presidente.

Os ritos foram apresentados por Cunha na semana passada. Ontem, ele afirmou que deve começar a analisar os pedidos de impeachment nos próximos dias.

Na prática, qualquer cidadão pode entrar com uma denúncia contra a presidente por crimes de responsabilidade, mas cabe ao presidente da Câmara dos Deputados julgá-la procedente e abrir uma comissão especial para analisar o pedido.

Para que o processo de impeachment seja aberto, dois terços dos deputados devem votar a favor da sua instalação. O Senado então deve decidir, na mesma proporção, se o mandato pode ser interrompido ou não.

Na última pesquisa Datafolha, 66% dos brasileiros apoiavam a destituição do poder de Dilma. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 74% compartilhavam dessa opinião. 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilImpeachmentEduardo Cunha

Mais de Brasil

Gleisi promete liberar recursos até segunda após Tornado no Paraná

Com alerta de temporais, governo de SP mobiliza gabinete de crise

Tornado no Paraná também causou destruição em cidades de SC e RS

Inmet tem alerta de 'grande perigo' de ventos neste sábado; veja cidades