Brasil

Quem é Tarciana Medeiros, próxima presidente do Banco do Brasil

Nordestina, negra e defensora das causas LGBT, ela será a primeira mulher a presidir o BB

O presidente eleito Lula com a escolhida para chefiar o Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros (Twitter/Reprodução)

O presidente eleito Lula com a escolhida para chefiar o Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros (Twitter/Reprodução)

AO

Agência O Globo

Publicado em 30 de dezembro de 2022 às 12h36.

Última atualização em 30 de dezembro de 2022 às 12h55.

Escolhida nesta sexta-feira para chefiar o Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros é funcionária de carreira da instituição financeira há 22 anos. Atualmente, atua como executiva na diretoria de clientes da instituição financeira.

A indicação representa uma ascensão meteórica na carreira do banco. Ao ser alçada ao posto de presidente, ela pulou o cargo de diretoria e vice-presidente. Mas ela representa também a causa das mulheres no banco, dominado por homens até então.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Quem é Tarciana Medeiros?

Tarciana Medeiros é nordestina, negra e defensora das causas LGBT. Será a primeira mulher a presidir o banco em dois séculos de história da instituição.

Ela é formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão. Antes de ingressar no BB, foi feirante e professora.

Numa rede social para relações profissionais, ela afirma que foi reconhecida pelo desempenho em vendas.

"Além das estratégias para distribuição do crédito, considero como sucesso as estratégias de indução para vendas de produtos de seguridade que, em 2013, me levaram ao cargo de superintendente comercial na BB Seguridade", escreveu.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:BB – Banco do BrasilGoverno Lula

Mais de Brasil

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados