Brasil

Quem é Júnior Mano, alvo de operação da PF que foi expulso do PL por apoiar petista

Deputado cearense é investigado por envolvimento em fraudes e recebe apoio de Cid Gomes para disputar o Senado em 2026

Júnior Mano: deputado cearense é investigado por envolvimento em fraudes e recebe apoio de Cid Gomes para disputar o Senado em 2026 (Reprodução/Redes Sociais)

Júnior Mano: deputado cearense é investigado por envolvimento em fraudes e recebe apoio de Cid Gomes para disputar o Senado em 2026 (Reprodução/Redes Sociais)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de julho de 2025 às 12h16.

Última atualização em 8 de julho de 2025 às 12h32.

O deputado federal Júnior Mano, atualmente filiado ao PSB, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) realizada, nesta terça-feira, 8, que investiga o desvio de verbas públicas por meio de fraudes em licitações e contratos administrativos.

Os agentes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal, em Fortaleza e em outras quatro cidades do Ceará. A ação, denominada Operação Underhand, é realizada com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo os investigadores, o grupo é suspeito de direcionar recursos públicos para determinados municípios cearenses em troca de contrapartidas financeiras ilícitas. Há indícios também de que o grupo atuava para influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao esquema.

Como parte da operação, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Segundo a PF, os crimes apurados envolvem organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica com fim eleitoral e captação ilícita de sufrágio.

Júnior Mano foi expulso do PL em 2023

Ex-integrante do PL, Júnior Mano foi expulso do partido em 2023 por determinação do ex-presidente Jair Bolsonaro, depois de declarar apoio ao candidato do PT, Evandro Leitão, que venceu as eleições para a prefeitura de Fortaleza.

Na época, o deputado organizou um evento público em apoio ao petista, que contou com a participação de mais de 40 prefeitos, do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Mesmo com histórico no governismo do PL, onde chegou a sofrer punições internas na Câmara dos Deputados, o parlamentar passou a integrar o PSB após a expulsão. Desde então, tem se consolidado como nome de confiança do senador Cid Gomes (PSB-CE).

Cid Gomes apoia candidatura de Mano ao Senado

Durante evento partidário realizado no início deste ano, Cid Gomes declarou que, caso o PSB participe de uma chapa majoritária em 2026, Júnior Mano será o nome indicado ao Senado.

“Se o PSB tiver uma vaga na composição de uma vaga majoritária lá na frente, o meu candidato para concorrer ao Senado é o Júnior Mano”, afirmou o senador durante cerimônia de filiação na Assembleia Legislativa do Ceará.

*Com O Globo. 

Acompanhe tudo sobre:SenadoPT – Partido dos TrabalhadoresPL — Partido Liberal

Mais de Brasil

Defesa de Bolsonaro diz estar 'surpresa' com ordem de prisão de domiciliar

'Estou inconformado', diz Valdemar da Costa Neto sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

'Não vi problema em postar': Flávio diz que Moraes responsabilizou Bolsonaro por ações de terceiros