Brasil

Quem é Gonçalves Dias, que vai comandar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI)

GDias, como é conhecido, atuou no comando da segurança pessoal do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2009

Exército brasileiro (Rafaela Biazi/Unsplash)

Exército brasileiro (Rafaela Biazi/Unsplash)

AO

Agência O Globo

Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 14h11.

O general Marcos Edson Gonçalves Dias foi anunciado nesta quinta-feira pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cargo atualmente ocupado pelo general Augusto Heleno.

GDias, como é conhecido, atuou no comando da segurança pessoal do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 2003 e 2009.

Na época, ficou conhecido como “sombra” de Lula, ao estar ao lado do petista em todos os deslocamentos, de compromissos oficiais a programas mais amenos, como pescaria.

Após as duas primeiras gestões de Lula, GDias foi chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Neste período foi promovido ao posto de general.

Na campanha, GDias voltou a dar apoio a equipe de segurança do petista. A empresa de segurança do militar foi contratada para auxiliar na montagem dos eventos que Lula participou pelo país.

Durante a transição, GDias foi indicado para integrar a equipe do grupo temático na área de inteligência estratégica. Por ser militar, GDias é também um dos conselheiros e interlocutores de Lula junto as Forças Armadas.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaMinistério da Segurança Pública

Mais de Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

PEC da Segurança deve ser votada em dezembro por comissão, diz Motta

Provas anteriores do Enem: onde baixar e como usá-las para uma revisão eficaz

Governo poderá mirar no piso da meta fiscal após ajuda do Congresso