Brasil

Quem é Geraldo Alckmin? Conheça o vice de Lula

Conheça a trajetória política de Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e candidato de Lula à vice-presidência

Geraldo Alckmin: conheça o vice-presidente eleito do Brasil (Alexandre Schneider/Getty Images)

Geraldo Alckmin: conheça o vice-presidente eleito do Brasil (Alexandre Schneider/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2022 às 15h04.

Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 20h18.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela presidência da República, Geraldo Alckmin (PSB) se tornará o novo vice-presidente do Brasil.

A chapa Lula-Alckmin venceu o segundo turno neste domingo, 30, com mais de 59,8 milhões de votos.

LULA É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO BRASIL

Com mais de 99% das urnas apuradas, Lula tem 50,85% dos votos válidos e está matematicamente eleito, contra 49,15% dos votos obtidos pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

O vice na chapa de Bolsonaro era o general Braga Netto, que substituiu o general Hamilton Mourão, atual vice-presidente, na disputa deste ano.

Quem é Geraldo Alckmin?

Geraldo Alckmin é ex-governador do estado de São Paulo e deixou o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), após mais de 30 anos para unir-se à chapa de Lula.

Com longos mandatos como governador de São Paulo — de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018 — o político tem o período mais longo no comando do estado desde a redemocratização brasileira, totalizando 13 anos no poder.

O político de 69 anos é médico de formação, e também atuou como professor de medicina na Universidade Nove de Julho. Ele é também um dos fundadores do PSDB.

Seu início na carreira política foi em 1972, ao filiar-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Um ano depois, venceu sua primeira corrida política, ao tornar-se vereador em Pindamonhangaba, sua cidade natal. Ao final do mandato, foi eleito prefeito da mesma cidade.

Posteriormente, Geraldo Alckmin também elegeu-se deputado federal.

Quando Alckmin foi governador de São Paulo

A incursão de Alckmin nas disputa pelo governo do estado de São Paulo foi em 1994, quando foi convidado para compor a chapa de Mário Covas nas eleições estaduais como vice-governador. À época, Covas saiu vitorioso e também conquistou a reeleição em 2008.

Com a morte do político, em 2001, Alckmin assumiu o cargo de governador, para o qual foi reeleito no ano seguinte com 58,64% dos votos válidos no segundo turno, derrotando José Genoino (PT).

Geraldo Alckmin já disputou a Presidência da República com Lula. Em 2006, renunciou o cargo de governador para disputar as eleições presidencias pelo PSDB, mas foi derrotado pelo petista, com 39,17% dos votos no segundo turno.

Nas eleições de 2010, ele concorreu novamente ao cargo de governador no estado e foi eleito ainda no primeiro turno, com 50,63% dos votos válidos. Em 2014, manteve-se no Palácio dos Bandeirantes ao conquistar a reeleição com 57,31% dos votos válidos — também no primeiro turno.

Em 2018, Alckmin renunciou mais uma vez ao cargo de governador de São Paulo para disputar a eleição presidencial. Os resultados, porém, não foram positivos, e o político logrou apenas 4,7% dos votos válidos, o pior desempenho da história do PSDB à Presidência.

Quando Alckmin se juntou à Lula

Geraldo Alckmin permaneceu filiado ao PSDB até 2021, quando filiou-se ao PSB em meados de 2022. Em 8 de abril, foi anunciado pré-candidato a vice-presidente da República na chapa de Lula.

 

Leia tudo sobre como votar

Como votar no 2º turno das Eleições 2022? Saiba regras, documentos e data
Eleições 2022: Não votei no primeiro turno posso votar no segundo?

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Política

Mais de Brasil

Apesar da alta, indústria vê sinal amarelo com cenário de juros elevado, diz economista do Iedi

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência