Brasil

Quem é Álvaro Damião, vice de Fuad, que assume interinamente a Prefeitura de BH

Damião é jornalista e foi vereador por dois mandatos na capital mineira. Ele assume por 15 dias durante o afastamento de Fuad

Álvaro Damião, natural de Belo Horizonte, passou a infância no bairro Concórdia, localizado na região Nordeste da cidade (Cristina Medeiros/CMBH)

Álvaro Damião, natural de Belo Horizonte, passou a infância no bairro Concórdia, localizado na região Nordeste da cidade (Cristina Medeiros/CMBH)

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 16h39.

Última atualização em 6 de janeiro de 2025 às 16h58.

Tudo sobreBelo Horizonte
Saiba mais

Com a internação de Fuad Noman (PSD) na última sexta, o vice dele, Álvaro Damião (União), assume a prefeitura de Belo Horizonte pelos próximos 15 dias. Damião representou Noman durante a posse, no dia 1 de janeiro, quando leu o discurso do então prefeito, e em outros compromissos da administração estadual.

"O afastamento se dará conforme atestado médico emitido pelo Dr. Enaldo Melo de Lima, para tratamento de pneumonia. Nesse período, o vice-prefeito Álvaro Damião assume interinamente o comando da Prefeitura", diz nota da prefeitura.

Com 52 anos, Damião tem duas décadas de experiência no jornalismo e dois mandatos como vereador. Filiado ao União Brasil, Damião integrou a chapa vitoriosa de Fuad Noman (PSD), reeleito com 53,73% dos votos.

Nascido no bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, Damião construiu sua trajetória profissional como jornalista. Por 25 anos, trabalhou como repórter e apresentador em rádios e emissoras de TV, cobrindo eventos esportivos como cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas e três Pan-Americanos.

Em 2016, Damião deu os primeiros passos na política, sendo eleito vereador da capital mineira. Reeleito em 2020 com 12.742 votos – o quinto mais votado naquele pleito –, ele exerceu o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Entre as principais bandeiras do político estão o fortalecimento dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, utilizar o esporte como uma ferramenta de inclusão e atuar em movimentos de proteção aos animais.

Paralelamente à carreira pública, Damião fundou, em 2014, o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos dedicada a crianças, jovens e idosos. A entidade oferece serviços gratuitos em áreas como educação, esporte, cidadania e saúde, incluindo suporte psicológico.

Acompanhe tudo sobre:Belo Horizonte

Mais de Brasil

Ministros do STF minimizam impacto de decisão da Meta no Brasil

Prefeito de BH, Fuad Noman segue na UTI, mas está lúcido e orientado

Onde e como pagar multa eleitoral?

Lula comunica demissão de Pimenta, e Sidônio assume comunicação do governo nos próximos dias