Brasil

Que horas será divulgado o gabarito do Enem 2023? Veja como consultar

As notas do exame podem ser utilizadas pelos estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 14 de novembro de 2023 às 13h31.

Última atualização em 14 de novembro de 2023 às 13h39.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram adiantar a divulgação do gabarito oficial e os Cadernos de Questões para está terça-feira, 14.  O edital previa a disponibilidade até o dia 24 de novembro. 

O estudante que realizou o exame nos dias 5 e 12 de novembro poderá conferir o seu desempenho a partir das 19h. Foram 180 questões, 90 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e 90 sobre linguagens e ciências humanas, além da redação sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres no país.

As notas do exame podem ser utilizadas pelos estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como consultar o gabarito oficial do Enem 2023?

Os estudantes poderão consultar o gabarito oficial do Enem na página do participante. 

Quando será divulgado o resultado do Enem 2023?

Segundo o calendário oficial do MEC, os resultados do Enem 2023 serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.

Como calcular a nota do Enem?

O Enem define a nota com base na Teoria de Resposta do Item (TRI). Nessa metodologia, o modelo aplicado ao exame considera três parâmetros para cada item. Os itens são posicionados em uma escala de dificuldade, e a nota do candidato é estimada a partir da combinação do nível de dificuldade das perguntas com a coerência das respostas dos estudantes.

Quem erra as questões mais fáceis, mas acerta as difíceis pode acabar ficando com uma nota menor do que quem acertou as perguntas mais fáceis e errou as difíceis. Essa é uma forma de não premiar os chutes. Isso porque, se o candidato acertar as questões mais difíceis e errar as fáceis, o sistema poderá entender que ele deu sorte nas respostas. Ou seja, o resultado do Enem não depende apenas da quantidade de questões que o aluno acertou, mas do nível de dificuldade delas e da coerência pedagógica do conjunto de respostas do candidato. 

Acompanhe tudo sobre:EnemMEC – Ministério da Educação

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas