Brasil

A que horas começa a apuração de votos no 2º turno?

Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas

Eleições: o horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Eleições: o horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local (Patricia Monteiro/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 18h13.

Última atualização em 28 de outubro de 2018 às 17h28.

A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas, por causa do fuso horário local, de duas horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília.

Esse horário não vale para as eleições dos governadores, que terão segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal; e nem nas cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação de mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada Estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também começaram a ser divulgados às 17h no horário local de cada região.

A medida do Artigo 239 da Resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para Presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília.

O horário de votação neste domingo, 28 de outubro será das 8h às 17h do horário local. Eleitores de 18 a 70 anos devem estar munidos de documento oficial com foto e título de eleitor para votar.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Bolsonaro nega participação em trama golpista e admite possibilidade de ser preso a qualquer momento

Haddad: pacote de medidas de corte de gastos está pronto e será divulgado nesta semana

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos