Brasil

Quatro novos membros são nomeados para o conselho de administração do BNDES

Entre os novos membros estão a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o engenheiro Carlos Nobre, cientista especializado em mudanças climáticas

BNDES: os quatro novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia (Pilar Olivares/Reuters)

BNDES: os quatro novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia (Pilar Olivares/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de janeiro de 2023 às 12h44.

Última atualização em 20 de janeiro de 2023 às 12h50.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu mais um passo em sua sucessão após a mudança no governo federal, com a nomeação de quatro novos membros para seu conselho de administração. Os novos membros foram nomeados pelo próprio conselho, na quinta-feira, 19.

Entre os novos membros estão a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o engenheiro Carlos Nobre, cientista especializado em mudanças climáticas, integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Seus nomes já haviam sido anunciados pelo futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que ainda não foi nomeado.

Os outros dois novos membros nomeados na quinta-feira, 19, são o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, integrante da equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o advogado Jean Keiji Uema, da equipe do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Segundo o BNDES, os quatro novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia, na segunda-feira, 16, de antigos membros do conselho de administração. Renunciaram aos seus cargos Fábio de Barros Pinheiro, Heloisa Bedicks, João Laudo de Camargo e Sonia Consiglio, todos nomeados na gestão anterior do BNDES.

Na semana passada, o conselho de administração do banco de fomento deu posse a quatro novos diretores — de um total de oito já anunciados por Mercadante. Foram nomeados para a nova diretoria o ex-presidente do Banco do Brasil (BB) Alexandre Abreu, o ex-presidente da Embrapii José Luis Gordon, o ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) Luiz Navarro e o ex-ministro do Planejamento e da Fazenda Nelson Barbosa.

Acompanhe tudo sobre:Aloizio MercadanteBNDES

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe