Brasil

Quase 300 já foram presos por crimes como lesão corporal, porte de arma branca e desacato

Atos golpistas também foram marcados por vandalismo e depredação do patrimônio público federal

Invasão do Congresso Nacional: total de prisões em flagrante chegou a 291 pessoas (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/Estadão Conteúdo)

Invasão do Congresso Nacional: total de prisões em flagrante chegou a 291 pessoas (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO/Estadão Conteúdo)

AO

Agência O Globo

Publicado em 9 de janeiro de 2023 às 14h00.

Última atualização em 9 de janeiro de 2023 às 14h11.

A Polícia Civil do DF informou que o total de prisões em flagrante chegou a 291 pessoas envolvidas no atentado antidemocrático, incluindo três adolescentes. Na lista de crimes autuados estão o porte de armas brancas (como facas e canivetes), furto, lesão corporal, desacato e desobediência, além de dano ao bem público e tentativa de ‘Golpe de Estado’.

A lista total de prisões está sendo revista a todo instante, tendo em vista as mais de 1,2 mil pessoas detidas esta manhã e encaminhados para triagem policial. Os terroristas com prisão decretada estão sendo encaminhados para o Complexo Penitenciário da Papuda e para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Em nota, a Polícia Civil diz que os adolescentes infratores foram apresentados às delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) e, na sequência, conduzidos ao Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), destinados a menores presos em flagrante. A Justiça ainda pode definir pela internação dos adolescentes, tendo em vista os atos infracionais praticados.

Destino dos presos

A partir desta segunda-feira o Núcleo de Audiência de Custódia (NAC), do Tribunal de Justiça do DF, passa a receber todos os presos adultos. Ainda no domingo à noite, a juíza Leila Cury, atuando na Vara de Execuções Penais, havia autorizado a transferência dos detidos para os presídios, sem audiência de custódia.

“Todos estão passando por exame de corpo de delito no IML/PCDF e sendo identificados e ouvidos nos autos do inquérito que investiga os atos criminosos ocorridos na Esplanada dos Ministérios (...) As investigações seguem até que o último integrante seja identificado”, diz a PCDF.

LEIA TAMBÉM:

Chefes dos Poderes condenam atos golpistas e prometem providências institucionais

CPI dos atos antidemocráticos tem número suficiente de assinaturas para ser instalada

Acompanhe tudo sobre:BrasíliaCongressoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas