João Amoêdo: com menos de cinco parlamentares, o Novo não tem presença assegurada nos debates (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Janaína Ribeiro
Publicado em 27 de setembro de 2018 às 18h42.
São Paulo — Eleitores do candidato à Presidência do Partido Novo, João Amoêdo, conseguiram, até a tarde desta quinta-feira, 27, mais de 940 mil assinaturas em abaixo-assinado cobrando a presença do presidenciável nos debates eleitorais da TV Globo e da Record. O objetivo é chegar a 1 milhão de assinaturas digitais.
Iniciada há quase dois meses, a petição no site Change.org com o título: "João Amoêdo nos debates: Apoie essa ideia!", pede que o candidato também tenha a oportunidade de debater suas propostas nos debates realizados pelos canais televisivos, como SBT, Band, Record e Globo.
De acordo com a regra da reforma política aprovada em 2017, as emissoras devem convocar os partidos com no mínimo cinco parlamentares – deputados federais e senadores – no Congresso. Ficaria a cargo do organizador do debate convidar ou não o representante cuja sigla não tenha um número suficiente de representantes na Casa. Essa é a expectativa de Amoêdo.
Desde o início da corrida eleitoral, Amoêdo criou uma hashtag nas redes sociais pedindo o apoio dos simpatizantes para participar dos debates. Em seu perfil no Twitter, o representante do Novo comemorou o quinto lugar nos trendig topics com mais de 61 mil tuítes sobre o assunto: "Vamos divulgar bastante para chegar aos 6% na pesquisa de amanhã e poder participar do debate na Globo".
Ainda serão transmitidos dois debates televisivos antes do primeiro turno – um pela Record neste domingo, dia 30, e outro pela Globo na quinta-feira, 4 de outubro. Amanhã, 28, será divulgada mais uma pesquisa de intenções de voto do Datafolha. É a ela que Amoêdo se refere em seu tuíte. Na pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada no dia 20, Amoêdo tinha 3% de intenções de votos.
Continuamos em 5º lugar no Trending Topics do Twitter, com mais de 61 mil tweets sobre o assunto. Vamos divulgar bastante para chegar aos 6% na pesquisa de amanhã e poder participar do debate da Globo. #JoaoCom6
— João Amoêdo (@joaodamoedo) September 27, 2018