Lula e Bolsonaro: quantos votos um candidato precisa para ganhar no segundo turno? (Lula: Ricardo Stuckert - Bolsonaro: Alan Santos/PR/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2022 às 08h59.
Neste domingo, 30, os candidatos se preparam para votar e acompanhar a apuração das urnas eletrônicas. Os resultados, que começarão a ser apurados a partir das 17 horas (horário de Brasília), podem indicar quem serão os governadores e presidente eleitos no segundo turno.
Há quem acredite que o candidato precisa receber pelo menos 51% dos votos válidos — os que excluem os brancos e nulos. Mas isso não é verdade.
Clique aqui para acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real
Para alcançar a vitória, é necessário que o candidato aos cargos de governador ou presidente recebam um mínimo de 50% dos votos válidos e mais um único voto.
Considerando o horário de Brasília, a apuração começa assim que o horário de votação se encerra, às 17h, de acordo com a previsão divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números poderão ser acompanhados pela EXAME, na página dedicada às eleições de 2022.
Pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS, também será possível acompanhar os resultados. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para este fim.
Clique aqui para acompanhar a apuração a presidente no segundo turno das eleições 2022 em tempo real
Na EXAME, também será possível acompanhar voto a voto as disputas para os governos estaduais a partir das 17h: