Brasil

Quantos eleitores uma cidade precisa para ter segundo turno?

A segunda votação é uma possibilidade apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores

 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de outubro de 2024 às 18h11.

Última atualização em 6 de outubro de 2024 às 18h12.

As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, quando eleitores de todo o Brasil irão às urnas no primeiro turno. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 27 de outubro. Essa segunda votação será realizada apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores e, somente se nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO EM SP

yt thumbnail

Municípios com possibilidade de segundo turno

Ao todo, 103 municípios brasileiros podem realizar o segundo turno das eleições para prefeito. Entre essas cidades, estão todas as capitais dos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que possuem os maiores eleitorados do país. Além disso, cidades como Salvador (BA), Curitiba (PR) e Manaus (AM) também poderão ter um segundo turno.

Por outro lado, localidades como Parauapebas (PA) e Imperatriz (MA) têm o menor número de eleitores entre os municípios com essa possibilidade, com pouco mais de 200 mil votantes.

Critérios para realização do segundo turno

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, o segundo turno só ocorre em cidades onde o eleitorado é superior a 200 mil pessoas. Nos municípios com menos eleitores, a eleição se define no primeiro turno, e o candidato mais votado é automaticamente eleito, independentemente de ter maioria absoluta dos votos.

Essas eleições envolvem aproximadamente 38,8% do eleitorado nacional, ou seja, mais de 60,5 milhões de eleitores poderão voltar às urnas em um eventual segundo turno.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar