Brasil

Quantas horas dura a prova do CNU? Tem redação na 1ª fase? Veja os detalhes

Para avançar à segunda fase, marcada para 7 de dezembro, é necessário alcançar 40% de acertos na prova objetiva

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 4 de outubro de 2025 às 09h00.

No próximo domingo, 5 de outubro, ocorre a primeira fase do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, uma oportunidade para mais de 760 mil inscritos em todo o Brasil.

Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o exame abrirá 3.652 vagas em diversos órgãos do governo, sendo 3.144 destinadas a candidatos de nível superior e 508 para nível intermediário.

Para avançar à segunda fase, marcada para 7 de dezembro, é necessário alcançar 40% de acertos na prova objetiva.

Quanto tempo dura a prova do CNU?

Os candidatos de nível superior enfrentam uma prova mais longa, com cinco horas de duração. O exame começa às 13h e termina às 18h, totalizando 90 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos.

Já os concorrentes de nível intermediário fazem uma prova de 3h30, que se inicia às 13h e encerra às 16h30. Esses candidatos respondem 70 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 40 específicas da área escolhida.

A diferença nos horários reflete a complexidade e a quantidade de questões de cada nível.

Que horas os portões do CNU abrem?

Os portões dos locais de prova abrem às 11h30 e fecham pontualmente às 12h30 (horário de Brasília). Após o fechamento, não há possibilidade de entrada, portanto, é recomendável chegar com antecedência de pelo menos uma hora.

Que horas fecham os portões do CNU?

O fechamento dos portões acontece às 12h30.

Quantas questões terão no primeiro dia de prova?

Para os inscritos do nível superior (blocos 1 a 7), serão 90 questões, sendo 30 sobre conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos, e 60 de conhecimentos específicos, que variam para cada bloco.

Para os candidatos do ensino médio (blocos 8 e 9), a prova terá 68 questões objetivas, de múltipla escolha. Serão 20 questões de Português e Realidade Brasileira, 11 questões de Direito e 13 questões de Matemática comuns aos dois blocos.

Outros candidatos do Bloco 8 (Saúde) responderão 24 questões de Saúde. E os 177.598 candidatos do Bloco 9 (Regulação) responderão 24 questões de Regulação.

Acompanhe tudo sobre:CNUConcursos públicosConcursos

Mais de Brasil

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa

Após declaração de Lula, governo diz 'não tolerar' tráfico de drogas