Brasil

Quando vai chover em São Paulo? Frente fria vai derrubar a temperatura na capital

Climatempo alerta para uma mudança brusca de temperatura a partir de domingo que pode se estender até a terça-feira da próxima semana

Publicado em 12 de setembro de 2024 às 07h53.

Última atualização em 12 de setembro de 2024 às 13h54.

Tudo sobrePrevisão do tempo
Saiba mais

Desde o início deste mês de setembro, São Paulo tem sido afetada por uma das piores ondas de calor da história, que elevou a temperatura média em até 5ºC e se uniu a uma massa de ar seco que derrubou a umidade relativa do ar. Com isso, a qualidade do ar da cidade foi considerada a pior do mundo por três dias consecutivos.

Nesta quinta-feira, 12, as temperaturas seguem altas, com mínima de 19ºC e máxima de 34ºC, segundo o Climatempo, e ainda há um alerta de "perigo potencial", emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta da baixa umidade que deve variar entre 20% e 30% até às 21h de hoje.

O que fazer quando o ar tem baixa umidade e tempo ruim? Veja recomendações da Defesa Civil

Domingo chove em SP?

Mas também segundo o Inmet e o Climatempo, uma mudança brusca de temperatura deve acontecer no domingo, 15, com as temperaturas variando entre 16ºC e 20°C e deve haver a chegada de chuvas isoladas. O Climatempo prevê uma chance de 25% de haver uma precipitação de 0,7mm.

Essa chuva pode continuar na segunda-feira, 16, onde as chances de garoa crescem para 59% e a previsão é que as temperaturas fiquem entre 13ºC e 16°C e há possibilidade de se estender até terça-feira, 17, pois as temperaturas seguem amenas, entre 13°C e 17°C e com 5% de chance de garoa.

Chuva preta

A junção de tempo seco e altas temperaturas não atingiu somente SP, mas sim todo o país, e esse cenário foi agravado pela alta incidência de queimadas em diversos estados.

No Rio Grande do Sul, o governo está orientando a população sobre os cuidados com a saúde para lidar com esse tempo e com a possível chegada de uma frente fria a partir desta quinta-feira, 12, no estado gaúcho, as autoridades alertam para a chance de haver "chuva preta", fenômeno ocasionado  pelos poluentes suspensos na atmosfera que se misturam a condensação das gotícolas de chuva e que mudam a cor da precipitação. 

Acompanhe tudo sobre:Previsão do tempoCaloronda de calorChuvas

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'