Na semana que marca o início da horário eleitoral de 2024, no dia 30 de agosto, ao menos 68 pesquisas eleitorais estão previstas sobre a corrida para a prefeitura das 26 capitais brasileiras. Desse total, somente Fortaleza e São Luís terão apenas um levantamento cada entre este domingo, 25, e quinta-feira, 29. Os demais têm mais de dois previstos. Em São Paulo, por exemplo, foram registradas cinco pesquisas para divulgação nos próximos dias.
As informações constam em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral. O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução nº 23.676/2021.
Com isso, um instituto ou empresa pode realizar o levantamento, mas não necessariamente divulgá-lo ao público. Dos 68 estudos previstos, a maioria deles, foram realizados pelos institutos Quaest Pesquisas e Veritá, ambos com sedes em Belo Horizonte.
Confira as pesquisas de 25 a 29 de agosto previstas:
Pesquisas eleitorais para prefeito de São Paulo:
A cidade de São Paulo será a capital com o maior número de pesquisas a serem divulgadas entre domingo e quinta-feira. Ao todo, estão previstas cinco para o período.
Instituto: Data Povo
Divulgação: 25/08
Instituto: Veritá
Divulgação: 27/08
Instituto: 100% Cidades Participações
Divulgação: 28/08
Instituto: Quaest Pesquisas
Divulgação: 28/08
Instituto: Opinião Estatística
Divulgação: 28/08
-
1/10
(As Eleições Municipais 2024 ocorrerão em todo o país, excluindo-se o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha (PE))
-
2/10
(De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações realizaram convenções partidárias e escolheram candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador)
-
3/10
(Os partidos tiveram até 15 de agosto para registrar as candidaturas)
-
4/10
(O início da propaganda eleitoral geral, após o prazo de registro de candidaturas, começou no dia 16 de agosto)
-
5/10
Vista aérea de pessoas esperando na fila para votar durante o dia das eleições gerais no CIEP Ayrton Senna ao lado da Favela da Rocinha em 2 de outubro de 2022 no Rio de Janeiro, Brasil.
(A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando-se os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. Em municípios onde haverá 2º turno, a propaganda em rádio e TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.)
-
6/10
(A partir de 21 de setembro (15 dias antes do 1º turno), candidatas e candidatos não poderão ser presos, salvo no caso de flagrante delito.)
-
7/10
(Já eleitoras e eleitores não poderão ser presos a partir de 1º de outubro (5 dias antes do 1º turno), a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.)
-
8/10
(O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro; já o 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitoras e eleitores)
-
9/10
Biometria: TSE afirmou que considera "aceitável" o volume de pessoas que tiveram problema
(A votação será aberta a partir das 8h, considerando-se o horário de Brasília, com encerramento às 17h.)
-
10/10
urnas eletrônicas eleições
(19 de dezembro é o último dia para a diplomação de eleitas e eleitos.)