Brasil

Quando poderemos dizer que o pior da pandemia já passou? Ouça podcast

Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, é o convidado do podcast EXAME Política e vai responder a esta e outras perguntas

Vacina Astrazeneca. (Eduardo Frazão/Exame)

Vacina Astrazeneca. (Eduardo Frazão/Exame)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 23 de julho de 2021 às 12h18.

A vacinação contra a covid-19 no Brasil ultrapassou a marca de 128 milhões de doses aplicadas. Considerando as pessoas totalmente imunizadas, mais de 36 milhões estão protegidas, o que corresponde a 17% da população. Apesar de o número de casos de coronavírus ainda estar alto, a média de mortes está em queda há pelo menos um mês, resultado da vacinação em massa.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

Mas quando será possível dizer que o pior já passou? Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, é o convidado do último episódio do podcast semanal EXAME Política e vai responder a esta e outras perguntas sobre a vacinação contra a covid-19.

Na avaliação de Kfouri, não há um número mágico para se atingir quando se fala em proteção coletiva. “É difícil falar em porcentagem porque não leva em conta caso de reinfecção e surgimento de variantes. Não é um número de uma meta mágica como que por um milagre ao atingir esse número a pandemia se esgota e se encerra”, diz.

Outra pergunta que a ciência ainda vai responder nos próximos meses é se a vacina será aplicada anualmente ou se apenas uma terceira dose será suficiente. “Não há nenhum horizonte ainda de quem vai receber uma terceira dose de reforço, se é possível fazer intercâmbio, com formulações diferentes. Hoje é precoce falar como será o esquema de vacinação da covid-19 daqui pra frente”, avalia Kfouri.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta