Brasil

Quando o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a funcionar?

O terminal da capital do Rio Grande do Sul está fechado desde o início de maio, após as fortes enchentes que atingiram o estado

Publicado em 18 de outubro de 2024 às 11h38.

Última atualização em 18 de outubro de 2024 às 13h14.

Após meses fechado, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, vai reabrir na próxima segunda-feira, 21. O terminal reinicia as atividades com 70% da capacidade e, até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão é de que a partir de 16 de dezembro os voos internacionais sejam retomados.

O aeroporto foi fechado no início de maio, em meio à pior enchente da história da capital do Rio Grande do Sul. De lá para cá, a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, passou a operar temporariamente alguns dos voos para a região.

O primeiro avião está programado para pousar no aeroporto reaberto por volta de 8h20 da manhã da segunda-feira, vindo de São Paulo. Ele será da companhia Azul, que pintou a aeronave com a temática do Rio Grande do Sul. Estima-se que mais de 50% dos turistas que passarão pelo aeroporto da Capital terão como destino a serra gaúcha e cidades como Gramado, um dos principais destinos turísticos do país.

Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que serão reabertos 1.700 metros de pista na segunda e 1.500 metros em dezembro.

Voos e decolagens no Salgado Filho

À EXAME, as companhias aéreas brasileiras afirmaram que vão retomar os voos no aeroporto de Porto Alegre já na segunda.

A Azul terá o maior movimento diário, com pico de 60 movimentos diários (pousos e decolagens), além de reforçar sua posição de empresa com a maior malha no Estado do Rio Grande do Sul. A companhia aérea passa a conectar novamente Porto Alegre com as cidades de Campinas (SP), Curitiba, Belo Horizonte (Confins-MG), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Já a Gol terá uma oferta inicial, entre 21 e 26 de outubro, de 20 voos diários (chegadas e partidas) entre Porto Alegre e Congonhas (CGH), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU). A partir de 27 de outubro, haverá aumento para 34 voos diários (17 pousos e 17 decolagens), dos quais nove (idas e voltas) serão entre Congonhas e Porto Alegre, quatro envolvendo o Galeão, três para Guarulhos e um para Brasília. Em 16 de dezembro, a Gol terá aumento da sua oferta de voos em POA com 40 voos diários (20 decolagens e 20 pousos) no Salgado Filho na alta temporada de verão.

E a Latam vai operar dez voos diários entre o aeroporto Salgado Filho e outros três destinos no Brasil a partir do dia 21. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, com 15 a 17 voos diários para cinco destinos domésticos. A retomada de 100% dos voos na capital gaúcha será realizada a partir de 16 de dezembro, segundo a concessionária Fraport, quando a companhia passará a oferecer 20 a 22 voos diários para cinco destinos domésticos. Antes das enchentes, a Latam operava 23 voos diários entre Porto Alegre e oito destinos no Brasil.

Com o retorno parcial das operações no Aeroporto Salgado Filho, as companhias vão suspender suas operações na base aérea de Canoas. Clientes com passagens emitidas para voar de ou para a base aérea a partir de 21 de outubro serão reacomodados para Porto Alegre, no Salgado Filho.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulAeroportos do Brasil

Mais de Brasil

China desafia domínio da Starkink com planos de serviço de internet via satélite no Brasil

Governo divulga novo cronograma do CNU; veja datas atualizadas

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

Com depoimento marcado para hoje, defesa de Cid diz que ele 'vai esclarecer o que a PF pretende'