STF: veja qual presidente indicou cada magistrado da Corte (Luiz Silveira/STF/Flickr)
Publicado em 3 de agosto de 2023 às 11h03.
Última atualização em 11 de setembro de 2025 às 10h15.
Com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a curiosidade sobre qual presidente da República indicou cada ministro do STF dominou os assuntos em alta do Google Trends, plataforma de análise e métrica de buscas do Google.
Os dois ministros mais recentes na Corte são Cristiano Zanin e Flávio Dino, indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato.
Dois ministros indicados durante os primeiros mandatos de Lula também integram a corte.
Outras três vagas foram preenchidas por indicações da ex-presidente Dilma Rousseff e duas nomeações foram feitas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso contam com uma escolha cada.
Pela Constituição Federal, o STF é formado por 11 ministros, indicados pelo presidente da República. O nome passa por sabatina e aprovação no Senado Federal. Para ser escolhido como magistrado do tribunal, a pessoa precisa ter entre 35 e 70 anos de idade e "notável saber jurídico e reputação ilibada".
A idade limite para se manter no tribunal é de 75 anos. Ao atingir essa idade, o ministro deve se aposentar. A mudança na faixa etária ocorreu em 2015, pela chamada "PEC da Bengala".
Conheça os ministros do Supremo Tribunal Federal e por qual presidente o magistrado foi indicado:
A idade limite para se manter no tribunal é de 75 anos. Ao atingir essa idade, o ministro deve se aposentar.
O ministro Luiz Fux vai se aposentar em 2028.