Brasil

Raio-x das eleições confirma domínio do PMDB e queda do PT

O PMDB possui o maior número de candidaturas nestas eleições, com 44.476 pessoas concorrendo, quase 9% do total de candidatos no país


	Militantes do PT: número de candidaturas do Partido do Trabalhadores caiu pela metade nas eleições deste ano quando comparado com pleito de 2012
 (Bruno Kelly / Reuters)

Militantes do PT: número de candidaturas do Partido do Trabalhadores caiu pela metade nas eleições deste ano quando comparado com pleito de 2012 (Bruno Kelly / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2016 às 06h00.

São Paulo — A disputa eleitoral deste ano mostra novamente o domínio político do PMDB em todo o país. A sigla possui o maior número de candidaturas nestas eleições, com 44.476 pessoas concorrendo, quase 9% do total (496.867)

Do número de inscritos da legenda, 2.382 disputam para o cargo de prefeito enquanto 40.309 querem uma posição como vereadores. O restante se cadastrou como vice-prefeito.

O índice é praticamente o mesmo que o registrado nas últimas eleições municipais, em 2012, quando o PMDB também liderava o ranking com 44.200 candidatos, quase 10% dos candidatos naquele ano, que eram 444.723.

Além do alto número de concorrentes, o partido do governo Temer tem ido bem nas pesquisas eleitorais do Ibope nas capitais. A sigla é a que tem o maior número de candidatos no topo das intenções de voto para as prefeituras dessas cidades, ao lado do PSDB, com quatro candidatos cada.

Corrupção

Se os resultados das pesquisas eleitorais se confirmarem, o PMDB pode reforçar ainda mais sua força política em todas as esferas do poder público. Além de ser o partido do atual presidente do país, a sigla possui uma das maiores bancadas no Congresso Nacional e comanda a presidência do Senado, com Renan Calheiros no cargo.

É também o partido com o maior número de governadores: sete ao total, atrás do PSDB e PT, que possuem cinco cada.

Apesar da alta representatividade no governo, o PMDB também possui caciques da legenda envolvidos em graves escândalos de corrupção, como o deputado cassado Eduardo Cunha, o presidente do partido, o senador Romero Jucá, e o presidente do Senado Senado, Renan Calheiros, que estão sendo investigados nas denúncias da Lava Jato.

Queda do PT

Enquanto o PMDB manteve o mesmo número de candidatos de 2012 para este ano, o PT, partido da ex-presidente Dilma Rousseff, reduziu quase pela metade o número de concorrentes.

Em 2012, os petistas tinham o segundo maior número de candidatos, com 41.756 representantes nas disputas, atrás apenas do PMDB. Neste ano, pularam para a 7ª posição, com 24.269 pessoas.

Quem ficou na segunda posição nestas eleições foi o PSDB, que em 2012 figurava em terceiro. Atrás dele, estão PSD, PP e PSB.

Na última posição continua o PCO, embora o partido tenha aumentado o número de candidatos. Neste ano 85 candidatos da sigla disputam os votos nas urnas ante 16 em 2012. 

Veja o ranking de partidos com mais candidatos:

//e.infogr.am/js/embed.js?pBo

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2016Partidos políticosPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Rio tem sensação térmica de 48,9°C neste domingo

Morre Márcia Lage, carnavalesca da Mocidade, aos 64 anos

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade