Brasil

Quadrilhão do PMDB da Câmara era dividido em 4 núcleos, diz PF

Para os investigadores, os núcleos atuavam com divisão de tarefas e de forma compartimentada, mas de maneira harmônica e com interdependência

Temer: o presidente é acusado de integrar o "quadrilhão" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer: o presidente é acusado de integrar o "quadrilhão" (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 18h49.

Brasília - No relatório em que detalha a atuação de políticos do PMDB da Câmara como uma organização criminosa, a Polícia Federal divide o grupo em quatro núcleos cujos integrantes possuem funções específicas.

Para os investigadores, esses núcleos atuavam com divisão de tarefas e de forma compartimentada, mas de maneira harmônica e com interdependência.

São elencados o núcleo político/gerencial, o administrativo, o empresarial/econômico e o operacional/financeiro.

De acordo com a PF, o núcleo político/gerencial determinava a nomeação de nomes do núcleo administrativo para posições de chefia ou relevância em cargos públicos.

Esse indicados tinham que aceitar as relações criminosas com o núcleo econômico/empresarial para viabilizar o desvio de recursos públicos.

Após os desvios, diz a PF, os integrantes do núcleo operacional/financeiro atuavam para efetuar os repasses de vantagens indevidas aos nomes do núcleo político/gerencial.

Sobre os núcleos, os investigadores apontam que o político/gerencial era formado por parlamentares e pessoas ligadas a eles.

O administrativo era composto por pessoas colocadas em cargos do corpo técnico de órgãos públicos.

Empresários e executivos de grandes empresas nacionais formavam o núcleo empresarial/econômico e operadores que atuavam como "instituições financeiras clandestinas" compunham o núcleo operacional/financeiro.

Para a PF, a organização criminosa do PMDB da Câmara identificada na investigação atuou não só na Petrobras, mas também em outros órgãos públicos como a Caixa Econômica Federal, Câmara dos Deputados e Ministério da Agricultura.

No entendimento dos delegados, embora as tarefas fossem divididas de forma estruturada, o núcleo político/gerencial tinha ascendência sobre os demais de forma a orientar os que faziam a captação de recursos dos empresários e fazer os valores circularem para financiar o grupo.

Procurada, a assessoria do PMDB não respondeu até a publicação da reportagem.

Acompanhe tudo sobre:Políticos brasileirosPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolícia Federal

Mais de Brasil

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país

Campos do Jordão aprova taxa diária para turistas; outras cidades de São Paulo avaliam medida