Brasil

Quadrilha é presa após fabricar 100 toneladas de cocaína

A PF iniciou as investigações após perceber indícios de desvios de grandes quantidades de produtos químicos controlados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 13h48.

São Paulo - Até agora, 15 pessoas foram presas acusadas de desvio de produtos químicos para o tráfico de drogas em Santos, litoral de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 30.

A Polícia Federal estima que mais de 100 toneladas de cocaína foram produzidas com a quantidade de produtos químicos desviados pela quadrilha. Comercializada, essa quantidade pode ter rendido R$ 1 bilhão aos traficantes.

Mais de 120 policiais federais participaram da operação "Opus Magna", que além das prisões, cumpriu 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santos, São Paulo, São Vicente, São Bernardo do Campo, Praia Grande, Diadema, Jarinu e Capivari.

A PF iniciou as investigações após perceber indícios de desvios de grandes quantidades de produtos químicos controlados.

Através de empresas no nome de laranjas, a quadrilha obtinha licenças para a comercialização de cafeína, acetona, éter, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, benzocaína, lidocaína e ácido bórico - produtos usados na fabricação e no aumento do volume de drogas.

Os policiais acreditam que nos últimos três anos de atuação dos traficantes, centenas de toneladas de drogas tenham sido produzidas dessa forma.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalTráfico de drogas

Mais de Brasil

Bolsonaro deixa hospital em Natal e segue para Brasília

Bolsonaro diz que médico trata o caso dele como grave e que foi 'derrubado pelo próprio corpo'

Bolsonaro deve ser operado em Brasília neste domingo

Percepção de violência aumentou mais em SP do que no restante do país, afirma Datafolha