Brasil

PTB vai indicar ministro interino para o Trabalho, diz Cristiane

"Meu pai, Roberto Jefferson, acertou a indicação de Yomura com o ministro Carlos Marun", disse a deputada

Cristiane: o nome de Yomura, no entanto, enfrenta resistência dentro bancada de deputados do PTB (Ananda Borgea/Divulgação)

Cristiane: o nome de Yomura, no entanto, enfrenta resistência dentro bancada de deputados do PTB (Ananda Borgea/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 17h15.

Brasília - A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) afirmou nesta terça-feira, 20, que o partido indicou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, para ser efetivado no cargo em seu lugar. "Meu pai, Roberto Jefferson, acertou a indicação de Yomura com o ministro Carlos Marun", disse a deputada.

O nome de Yomura, no entanto, enfrenta resistência dentro bancada de deputados do PTB. O Broadcast Político flagrou o ex-ministro da pasta Ronaldo Nogueira (PTB-RS) fazendo lobby contra a efetivação do ministro interino. "Se deixar ele lá, vai ser terra arrasada para todos nós", disse Nogueira ao deputado Paulinho da Força (SD-RS), em conversa no plenário da Câmara.

Para a bancada, o ideal é que o novo ministro fosse um deputado do partido. Há, no entanto, dificuldades em achar um nome, porque a maioria dos parlamentares deseja disputar a reeleição e o prazo de desincompatibilização está cada vez mais próximo: 7 de abril.

Jefferson anunciou nesta terça pelo Twitter que desistiu de indicar a filha para o cargo diante da "indecisão" da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia. Na semana passada, a ministra determinou que a competência para julgar o caso era do Supremo e não do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia liberado a posse de Cristiane como ministra. Na prática, até que o plenário do Supremo julgasse o caso, a deputada ficaria impedida de assumir o Ministério.

"A decisão do partido visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do Ministério. Agradecemos ao presidente Michel Temer e aos companheiros do partido pelo apoio e respeito com Cristiane Brasil durante esse período de caça às bruxas", afirmou Jefferson.

Acompanhe tudo sobre:Governo TemerMinistério do TrabalhoPTB — Partido Trabalhista BrasileiroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações