Brasil

PT vence em João Pessoa e PSDB em Campina Grande

O petista Luciano Cartaxo foi o candidato proporcionalmente mais votado do Brasil em porcentual


	Luciano Cartaxo, prefeito eleito de João Pessoa: ele agradeceu o apoio de Dilma e de Lula
 (Divulgação)

Luciano Cartaxo, prefeito eleito de João Pessoa: ele agradeceu o apoio de Dilma e de Lula (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2012 às 20h58.

João Pessoa - O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi eleito prefeito de João Pessoa com 246.581 votos (68,13%). O adversário Cícero Lucena (PSDB) obteve 115.369 votos (31,87%). Cartaxo foi o candidato proporcionalmente mais votado do Brasil em porcentual.

Ele liderou toda a disputa na capital paraibana e confirmou o resultado da última pesquisa do Ibope, com 72% das intenções de voto.

"O resultado é um reconhecimento do nosso trabalho e de nossa política de alianças. Agradeço a Dilma e Lula pelo apoio nessa trajetória. O eleitor é consciente e acompanha a vida dos candidatos. Sou um nome limpo e com propostas", disse Luciano neste domingo (28) ao festejar o resultado.

Cartaxo derrotou o senador Cícero Lucena, candidato do PSDB, que fracassou na campanha, inclusive, por ser citado na 'Operação Confraria', investigação de um suposto esquema de licitações irregulares e desvio de verbas da Prefeitura de João Pessoa. O processo corre em segredo de justiça desde 2005.

"Compreendi o recado dos eleitores. Parabenizo o adversário e peço a Deus que proteja a cidade, mas sempre chamado e convocado pelo partido, estarei pronto a ajudar. Sempre estive confiante nas nossas propostas e ao eleitor coube a decisão final", disse Cícero Lucena.

A vitória de Cartaxo representa na verdade a derrota para o esquema político do governador Ricardo Coutinho (PSB), que não conseguiu colocar sua candidata, Estela Bezerra (PSB), no segundo turno. Ricardo Coutinho se absteve e não votou domingo.

Ele saiu derrotado porque o atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, que foi seu vice-prefeito e aliado de primeira hora em 2008, rompeu com o seu esquema político, no inicio deste ano, e resolveu apoiar um adversário do governador.

Em Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, o deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) foi eleito com 129.414 votos (59,10%). Ele derrotou a ex-secretária de Saúde do município, a médica Tatiana Medeiros, que obteve 89.543 votos (40,90%). Rodrigues também liderou todas as pesquisas eleitorais e tem o apoio do senador Cássio Cunha Lima, que indicou seu irmão, Ronaldo Cunha Lima Filho, como candidato a vice.

Tatiana Medeiros é protegida do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e do senador Vital do Rêgo Filho, ambos do PMDB. O PMDB tinha como meta vencer as eleições para fortalecer o lançamento de Veneziano ao governo do Estado, em 2014.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Oposição políticaParaíbaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe