Brasil

PT quebra legado do PSDB em São José dos Campos

Carlinhos Almeida conquistou a prefeitura da maior cidade do Vale do Paraíba, mudando a legenda do governo local

O petista Carlinhos Almeida, novo prefeito eleito de São José dos Campos (Divulgação)

O petista Carlinhos Almeida, novo prefeito eleito de São José dos Campos (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 11h27.

Taubaté - Depois de três tentativas, o candidato petista Carlinhos Almeida conquistou a prefeitura da maior cidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, a 90 km de São Paulo. A disputa, vencida no primeiro turno com 51% dos votos válidos, quebra um legado de 16 anos do PSDB.

Para 2013, a cidade deve ter um orçamento de R$ 1,8 bilhão. São José dos Campos é a cidade mais populosa do Vale do Paraíba, com mais de 640 mil habitantes, e a quinta maior em exportação no país. O orçamento encaminhado no último mês à Câmara de Vereadores tem como maiores investimentos as áreas da Saúde e Educação - focos de Almeida nos horários políticos.

Seu principal oponente foi Alexandre Blanco, do PSDB, com 43% dos votos válidos. Blanco é enteado do ex-prefeito Emanuel Fernandes, que deixou a Secretaria de Planejamento do governo Alckmin em 2011 para cuidar da esposa que enfrenta problemas de saúde.

Nas últimas semanas, lideranças do PSDB estudavam uma ofensiva com o governador Geraldo Alckmin em visita à cidade, que acabou não acontecendo. A última vez de um governo petista na cidade foi em 1996, com Angela Guadagnin - ex-deputada conhecida pela "dança da pizza" em 2006 na Câmara dos Deputados. Candidata a reeleição, a ex-deputada não conseguiu se manter entre os 21 vereadores na Câmara para 2013.

Os outros cinco candidatos à prefeitura juntos não somaram 6% dos votos válidos. A cidade tem mais de 455 mil eleitores.

São José dos Campos abriga o maior polo tecnológico da aviação brasileira, no município estão instalados o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a sede da Embraer.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticacidades-brasileirasEleiçõesSão José dos CamposEleições 2012

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'