Brasil

PT lamenta morte de "um herói da América Latina"

Outras forças políticas da esquerda brasileira também manifestaram seu pesar pela morte de Chávez


	Chávez e Lula: o PT lembrou que Lula visitou o líder venezuelano quando ele foi reeleito e lhe disse: "tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória"
 (Juan Barreto/AFP)

Chávez e Lula: o PT lembrou que Lula visitou o líder venezuelano quando ele foi reeleito e lhe disse: "tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória" (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 12h37.

Brasília - O Partido dos Trabalhadores lamentou nesta quarta-feira a morte do chefe de Estado venezuelano Hugo Chávez, que classificou como "um herói da América Latina e Caribenha".

Em uma nota divulgada hoje, o PT considerou que Chávez foi "um destacado protagonista da integração de Nossa América e uma liderança mundial das forças populares".

Também lembrou que, às vésperas das eleições do ano passado, em que Chávez foi reeleito para um novo mandato que não chegou a assumir, Lula o visitou em Caracas e lhe disse: "tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória".

O comunicado assinala que, "neste momento de tristeza e dor", o PT abraça "os familiares, amigos, colegas de uniforme e camaradas de crença de Chávez", e oferece total apoio para "dar prosseguimento às grandes conquistas políticas e sociais iniciadas" pelo líder bolivariano.

Outras forças políticas da esquerda brasileira também manifestaram seu pesar pela morte de Chávez, falecido esta terça-feira em Caracas aos 58 anos, vítima de um câncer diagnosticado em 2011.

Já o líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Senado, Inácio Arruda, postou em sua conta do Twitter que "Hugo Chavez (sic) entra para história como herói venezuelano e grande Lider na América do Sul", que "abriu o caminho para políticas sociais avançadas na AL, esteve na linha de frente da derrota neoliberal e da Alca".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosAmérica LatinaVenezuelaHugo Chávez

Mais de Brasil

CPI do INSS investiga repasse de R$ 1,6 milhão para irmã do principal suspeito de fraudes

Belém capital do Brasil? Entenda projeto aprovado pela Câmara

'Pacificação não é abrir mão de convicções', diz Barroso durante despedida da presidência do STF

Alexandre de Moraes desbloqueia perfis de Carla Zambelli em redes sociais