Brasil

PT intensifica campanha em redutos nordestinos de SP

Serão dois eventos pela manhã reunindo governadores do PT em Estados do Nordeste


	Candidata Dilma Rousseff (PT) recebe um coração de pelúcio de um eleitor durante comício em São Paulo
 (Roosevelt Cassio/Reuters)

Candidata Dilma Rousseff (PT) recebe um coração de pelúcio de um eleitor durante comício em São Paulo (Roosevelt Cassio/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 21h05.

Brasília - A organização da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) prepara para amanhã (18) uma ofensiva focada no eleitorado de origem nordestina radicado na capital paulista.

Serão dois eventos pela manhã reunindo governadores do PT em Estados do Nordeste.

O movimento está sendo chamado informalmente entre os petistas de "São Paulo abraça o Nordeste". Esses eventos programados para amanhã são organizados por Alexandre Padilha, candidato derrotado do PT ao governo estadual.

"A ideia é discutir e fazer o enfrentamento do ódio disseminado contra o Nordeste", disse Padilha ao Broadcast Político, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real.

Um dos atos será encabeçado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, que elegeu seu sucessor no primeiro turno deste ano. Ele participará de passeata em São Miguel Paulista, na zona leste, por volta das 10h30.

No mesmo horário, o governador eleito de Piauí, Wellington Dias, irá para o Largo 13 de Maio, na zona sul.

Dias e Wagner concentram depois as militâncias em um almoço no centro de tradições nordestinas da zona norte.

Os eventos em redutos com alta concentração de eleitores do Nordeste em São Paulo é parte da estratégia da campanha petista para ampliar o número de votos de Dilma no maior colégio eleitoral do País, onde a presidente obteve apenas 25,82% dos votos válidos do primeiro turno, contra 44,22% do candidato de oposição Aécio Neves (PSDB).

A campanha de Dilma tem citado suposto preconceito dos eleitores tucanos ao Nordeste, depois da declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que "o PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres".

Embora FHC não tenha citado o Nordeste, região em que o PT tem se consolidado nas últimas eleições, a afirmação se 'viralizou' nas redes sociais.

Na última terça-feira (14), Dilma usou os dez minutos do programa de eleitoral de televisão para falar da região, exaltando a inclusão social promovida no Nordeste durante os 12 anos do PT no governo federal e repudiando o preconceito contra os nordestinos.

"Ter preconceito contra o Nordeste e o povo nordestino é coisa de quem não conhece o Brasil real", afirmou.

"O novo Nordeste é um dos retratos mais fiéis do País que está nascendo", disse. O tom de exaltação deve ser incorporado por Wagner e Dias em São Paulo neste sábado.

Além dos governadores, os eventos deste sábado contarão com senadores e vice-governadores do PT da região Nordeste. Uma das presenças confirmadas, por exemplo, é a do senador e líder do governo no Congresso, José Pimentel (CE).

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2014Partidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

O que acontece agora após indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado?

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados