Brasil

PT e PMDB mantêm maiores bancadas na Câmara

Já o PSDB cresceu 25% e assume 3º posto


	Câmara dos Deputados: cenário que deve tornar mais complexa a governabilidade do próximo presidente
 (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Câmara dos Deputados: cenário que deve tornar mais complexa a governabilidade do próximo presidente (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2014 às 07h02.

São Paulo - PT e PMDB perderam deputados e ainda assim se manterão, respectivamente, como primeira e segunda maiores bancadas da Câmara dos Deputados, segundo levantamento do site Congresso em Foco após a eleição de domingo, ao passo que o PSDB crescerá 25 por cento e assumirá o terceiro posto, atualmente nas mãos do PSD.

O PSD, inclusive, não só caiu para a quarta posição entre as bancadas, na companhia do PP, cada um dos partidos com 37 parlamentares. O PSB, que deve ser o partido que mais crescerá no Senado chegando a sete senadores, também registrou crescimento expressivo na Câmara: foi de 24 a 34 deputados, empatado, portanto, com o PR como sexta maior bancada.

O PRB, partido que elegeu o deputado federal mais votado do país, Celso Russomano (SP) com mais de 1,5 milhão de votos, dobrou sua bancada e agora terá 20 parlamentares.

O levantamento do site confirma a projeção feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que já havia apontado maior fragmentação na Câmara, agora com 28 partidos representados, contra os 22 atuais, cenário que deve tornar mais complexa a governabilidade do próximo presidente, seja Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB).

Veja abaixo como ficam as bancadas na Câmara, segundo o Congresso em Foco.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014MDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'