Brasil

Bancada do PT no Senado decide votar em Renan Calheiros

PMDB lançou ontem oficialmente o nome de Renan contra o correligionário Luiz Henrique (SC)


	Senador Renan Calheiros (PMDB-AL)
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2015 às 20h43.

Brasília - Por unanimidade, a bancada do PT no Senado decidiu neste sábado (31) votar na reeleição do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). O líder da bancada, Humberto Costa (PE), disse que a decisão foi tomara a fim de respeitar o princípio da proporcionalidade das bancadas.

Por ser a maior bancada, com 19 senadores, o PMDB lançou ontem oficialmente o nome de Renan contra o correligionário Luiz Henrique (SC), que colocou seu nome na disputa à revelia do partido. A eleição está marcada para amanhã à tarde, em votação secreta.

"Gostamos muito do Luiz Henrique, mas gostamos mais do princípio da proporcionalidade", afirmou Costa, ao final do encontro que durou três horas. Ao fazer essa defesa, o líder petista cobra que as escolhas para os demais cargos na Mesa Diretora, quando for o momento do PT, segunda maior bancada, com 13 senadores, também sejam respeitados.

Questionado o que ocorrerá eventualmente com um senador do PT que vote em Luiz Henrique, Humberto Costa respondeu que a "consciência" do parlamentar vai ditar qual postura ele vai assumir. Mas ele assegurou que a bancada apoiará em peso Renan após ter feito uma avaliação de conjuntura política, de governabilidade e até de representação das bancadas no Senado.

Dos 13 senadores do PT, apenas o senador Delcídio Amaral (MS) não participou por dificuldades de chegar à capital. O PT deve manter os mesmos ocupantes na Mesa Diretora: a Primeira Vice-Presidência, com Jorge Viana (AC) e a Segunda Secretaria, com Angela Portela (RR).

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosRenan CalheirosSenado

Mais de Brasil

Gleisi promete liberar recursos até segunda após Tornado no Paraná

Com alerta de temporais, governo de SP mobiliza gabinete de crise

Tornado no Paraná também causou destruição em cidades de SC e RS

Inmet tem alerta de 'grande perigo' de ventos neste sábado; veja cidades