Brasil

PT convoca protesto em São Bernardo em defesa de Lula nesta quinta-feira

Ex-presidente tem até as 17h desta sexta para se apresentar na Polícia Federal de Curitiba. A partir daí, mandado de prisão será cumprido

Protesto a favor de Lula (Ueslei Marcelino/Reuters)

Protesto a favor de Lula (Ueslei Marcelino/Reuters)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 5 de abril de 2018 às 18h57.

Última atualização em 5 de abril de 2018 às 18h59.

São Paulo -- O Partido dos Trabalhadores convocou nesta quinta-feira (05) um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve a prisão determinada pelo juiz federal Sérgio Moro.

O evento será realizado hoje, a partir das 19h, na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

Segundo o despacho apresentado por Moro no final desta tarde, Lula tem até às 17h de amanhã para se apresentar para cumprimento do mandado de prisão. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão.

"Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade do cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17:00 do dia 06/04/2018, quando deverá ser cumprido o mandado de prisão", diz o despacho. 

Vigília

Pouco antes, o senador Lindbergh Farias (PT) usou as redes sociais para convidar os petistas para uma "grande vigília" em frente a casa de Lula, também no ABC.

"Estou aqui, para chamar vocês para uma grande vigília em São Bernardo, amanhã a partir das cinco horas da manhã em frente à casa do presidente Lula", disse Farias.

O senador criticou a decisão de Moro, vista como "uma covardia". "Isso é um absurdo porque Lula tinha até terça-feira para apresentar os embargos dos embargos", disse ele. "Essa prisão é um absurdo, ilegal e inconstitucional."

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaSergio Moro

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar