Brasil

PT comemora Ibope e PSDB fala em mudar estratégia

Partido afirmou que resultado do Ibope mostra que a sociedade brasileira quer a reeleição da presidente Dilma Rousseff


	Dilma Rousseff: pesquisa Ibope mostra que presidente venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje
 (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff: pesquisa Ibope mostra que presidente venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 21h19.

Brasília - O PT comemorou o resultado da pesquisa do Ibope, afirmando que a sociedade brasileira quer a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para o PSB, o governador Eduardo Campos foi o único pré-candidato a crescer 150%. Já o PSDB afirmou que é preciso mudar a estratégia de campanha para forçar o segundo turno na eleição presidencial do ano que vem, visto que a ex-senadora Marina Silva está fora da disputa.

Essas foram as reações dos partidos diretamente envolvidos na pré-campanha, que teve início no final do ano passado, primeiro com o lançamento do nome do senador tucano Aécio Neves (MG) à Presidência pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e depois com a proposta da reeleição de Dilma Rousseff pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro deste ano. De acordo com a pesquisa do Ibope, Dilma venceria em primeiro turno, em qualquer cenário.

"A pesquisa comprovou que a sociedade quer a reeleição da presidente Dilma Rousseff", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), ex-líder do partido e candidato a presidente da legenda. "Acho que a presidente Dilma demonstrou a solidez do governo e a capacidade de diálogo, visto que deu resposta imediata às manifestações de junho", acrescentou ele.

Paulo Teixeira disse que a estabilidade da presidente nas pesquisas, ficando entre 30% e 41% desde junho só reforça a ideia de que o governo dela tem estrutura capaz de resistir às crises políticas, como a das manifestações de rua de junho. "É um governo aprovado pelo povo brasileiro. E o governo dela é o que o povo quer", acrescentou o deputado.

Oposição

O líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), afirmou que o resultado da pesquisa Ibope só anima o partido a trabalhar mais. Segundo ele, Dilma alcançou o teto e não deverá ultrapassar a casa dos 40%, 41%, enquanto Eduardo Campos cresceu 150%. "Na última pesquisa nosso pré-candidato tinha 4%. Agora está com 10%. Fomos os únicos a crescer 150%", disse ele. "Isso demonstra o acerto da aliança que fizemos com Marina Silva".

'Para Beto Albuquerque, o crescimento de Eduardo Campos, o estacionamento de Dilma em torno de 40% e o pouco rendimento de Aécio Neves, que ficou em 14%, só vem reforçar a ideia de que a sociedade se cansou da polarização da disputa em torno do PT/PSDB. "Nós somos o novo. Nossa candidatura terá uma caminhada muito forte. Tudo demonstra que a aliança com Marina foi o caminho certo".

Já o senador tucano Alvaro Dias (PR) falou que o resultado da pesquisa Ibope confirmou previsão que fez logo que Marina Silva aderiu a Eduardo Campos. "Foi uma péssima estratégia para a oposição. Com ela, tínhamos a garantia do segundo turno. Com a saída dela, perdemos uma candidatura competitiva. Vamos ter de reavaliar nossa estratégia de luta contra o governo do PT", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosPolíticaIbopeOposição políticaPSDB

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'