Brasil

PSDB não vai fechar questão sobre votação da Previdência

Parlamentares tucanos estão divididos e parte deles receia ter prejuízos eleitorais no ano que vem se votar com a reforma

Bruno Araújo: "o partido não vai fechar questão, mas vai fazer uma recomendação forte em apoio" (Câmara dos Deputados/VEJA)

Bruno Araújo: "o partido não vai fechar questão, mas vai fazer uma recomendação forte em apoio" (Câmara dos Deputados/VEJA)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 14h56.

Brasília - Deputados que deixaram a reunião da Executiva Nacional do PSDB em Brasília nesta quarta-feira, 22, afirmaram que o partido não vai fechar questão para votar a favor da reforma da Previdência.

Os parlamentares tucanos estão divididos e parte deles receia ter prejuízos eleitorais no ano que vem se votar com a reforma patrocinada pelo governo Michel Temer.

"O partido não vai fechar questão, mas vai fazer uma recomendação forte em apoio", disse o ex-ministro das Cidades Bruno Araújo. "Foi uma posição consensual."

Quando um partido fecha questão, o líder da bancada orienta o voto contra ou a favor uma matéria e os deputados devem seguir a determinação, podendo ser punidos em caso de descumprimento.

O PSDB aderiu ao governo Temer defendendo a agenda de reformas econômicas para o País e depois condicionou a manutenção de seus ministros no governo ao avanço da pauta reformista.

O ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, disse que o fechamento de questão não estava na pauta da reunião. Ele se recusou a comentar se deixará o cargo na reforma ministerial, apesar de sofrer pressão da base governista para deixar o cargo.

Segundo o deputado Daniel Coelho (PE), para fechar questão a favor da reforma, seria necessária a presença da maioria da bancada na Câmara durante a reunião da Executiva Nacional.

Mas nem o líder Ricardo Tripoli (SP), que pertence à ala favorável ao desembarque do governo Temer, participou do encontro.

Ele está retornando de missão oficial na Alemanha, onde compareceu à Conferência Mundial do Clima - COP 23.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno TemerPSDBReforma da Previdência

Mais de Brasil

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas