Brasil

PSDB fará evento para discutir a situação da Petrobras

O partido de oposição questionará a gestão petista na estatal


	Fachada da Petrobras, que perdeu 40% do seu valor de mercado nos últimos três anos
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Fachada da Petrobras, que perdeu 40% do seu valor de mercado nos últimos três anos (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 16h57.

Brasília - Alinhado ao discurso do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, o partido fará nesta terça-feira (12) uma ofensiva a fim de questionar a gestão petista na Petrobras. O partido realizará um seminário para debater o que consideram a "delicada situação" da estatal que, acusam, perdeu 40% do seu valor de mercado nos últimos três anos.

Em outra frente, o partido também defenderá a aprovação de um convite para que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, compareça à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para discutir os rumos da empresa.

O seminário, intitulado "Recuperar a Petrobras é o nosso desafio - A favor do Brasil, a favor da Petrobras", contará com a presença do presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), do presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Tasso Jereissati, e do senador Aécio Neves (MG). Em discursos, Aécio tem sido um dos maiores críticos da gestão da estatal, classificada por ele como um dos "13 fracassos" petistas. Para o tucano, os governos do PT têm destruído o patrimônio das empresas públicas, como a Petrobras.

"A gestão da Petrobras, a anterior à atual, transformou a gestão da empresa numa caixa preta", criticou o vice-líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), referindo-se à gestão comandada por José Sérgio Gabrielli. Ele lembrou que fez uma série de representações contra supostas irregularidades na estatal. O seminário, marcado para o início da tarde desta terça-feira na Câmara dos Deputados, contará também com a presença de representantes do DEM e do PPS.

Na outra frente, a CAE deverá aprovar também nesta terça-feira, com apoio da base governista, um convite para que a presidente da Petrobras vá ao Senado falar sobre os resultados da estatal.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoOposição políticaPartidos políticosPETR4PetrobrasPetróleoPSDB

Mais de Brasil

Enel afirma que ainda não tem prazo para restabelecimento total da energia em São Paulo

Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal

Aneel convoca reunião com a Enel após 40 horas de falta de energia em SP

Enel é privatizada? Entenda a relação da empresa com o governo e suas obrigações em caso de apagão