Brasil

PSDB e PT são os partidos com mais candidatos no 2º turno

O partido dos tucanos tem oito candidatos no segundo turno, enquanto o PT tem seis


	Fernando Haddad, do PT, e José Serra, do PSDB, vão disputar o segundo turno em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país
 (Divulgação/Paulo Pinto/Montagem de EXAME.com)

Fernando Haddad, do PT, e José Serra, do PSDB, vão disputar o segundo turno em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país (Divulgação/Paulo Pinto/Montagem de EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2012 às 11h35.

Brasília – O resultado que saiu das urnas nas eleições municipais mostra que o PSDB é o partido que pode eleger o maior número de prefeitos nas capitais. O partido dos tucanos tem oito candidatos no segundo turno, enquanto o PT vai para as eleições de 28 de outubro com seis candidatos nas capitais.

Os dois partidos disputarão diretamente o segundo turno em São Paulo (o maior colégio eleitoral do país entre as capitais, com 8.619.170 votantes), em João Pessoa e Rio Branco. No primeiro turno, petistas e tucanos elegeram um prefeito cada. Em Goiânia, foi reeleito Paulo Garcia (PT), e em Maceió foi eleito Rui Palmeira (PSDB).

Com o DEM, outro partido de oposição, os petistas vão para o confronto direto em Salvador, terceiro colégio eleitoral entre as capitais, com 1.881.554 votantes. O DEM elegeu em primeiro turno o prefeito de Aracaju, João Alves Filho.

Já o PMDB, que disputa o segundo turno em três capitais – Campo Grande, Natal e Florianópolis – ganhou no primeiro turno as prefeituras do segundo maior colégio eleitoral do país, o Rio de Janeiro, com a reeleição de Eduardo Paes, e de Boa Vista (RR). Só o Rio tem, atualmente, um eleitorado de 4.719.607 votantes.

O PSB, por sua vez, reelegeu em primeiro turno o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que administra a quarta capital com maior número de eleitores, 1.860.172 votantes. Em Recife, os socialistas também elegeram Geraldo Júlio. O PSB disputará, em segundo turno, as prefeituras de Fortaleza e Cuiabá com o PT e a de Porto Velho com o PV.

O PDT, que reelegeu o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, por sua vez disputará o segundo turno em três capitais: Curitiba com o PSC, Natal com o PMDB e Macapá com o PSOL. Este, por sua vez, disputará também o segundo turno em Belém com o PSDB.

O PP, que elegeu o prefeito de Palmas (TO), Carlos Amastha, disputa ainda em Campo Grande o segundo turno com o PMDB. Também disputarão o segundo turno, em uma única capital, PPS, PCdoB, PSC, PV, DEM, PTC, PSD e PTB.

Como retrato da fragmentação partidária brasileira, sete partidos diferentes venceram as eleições nas nove capitais que definiram o resultado em primeiro turno: PMDB, PSB, PDT, PT, PSDB, DEM e PP.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2012Oposição políticaPartidos políticosPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas