Brasil

PSDB apresenta proposta que inclui fim da reeleição

Há dez anos na oposição, o partido tucano defende proposta de reforma política com mandato único de cinco anos


	O senador Aécio Neves (PSDB): um dos principais defensores da reforma política proposta pelo PSDB
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

O senador Aécio Neves (PSDB): um dos principais defensores da reforma política proposta pelo PSDB (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2013 às 09h01.

São Paulo – De um lado, o PT viu sua proposta de plebiscito para reforma política ser rejeitada no Congresso. De outro, o PSDB da oposição lançou um projeto próprio com seis pontos para reforma. Um dos principais revoga a emenda que foi criada em 1997 e que permitiu o presidente tucano Fernando Henrique Cardoso se reeleger.

A nova proposta defende o fim da reeleição e, em contrapartida, a extensão os mandatos do Executivo para cinco anos. As novas regras não valeriam para o Legislativo e só seriam postas em prática em 2018.

Outro ponto da reforma política tucana seria o fim das chamadas coligações proporcionais, o que impediria que parlamentares com expressiva votação carreguem para o Congresso partidários com menos votos. O terceiro ponto é reduzir o número de suplentes de senadores de dois para um. O PSDB também quer trazer de volta a cláusula de desempenho, para que candidatos só sejam lançados se houver uma votação mínima.

Além disso, pedem a alteração nas regras de propaganda eleitoral para TV, retirando minutos de chapas minoritárias e computando apenas aqueles minutos dos partidos com o candidato ao Executivo e seu vice.

O quinto ponto, ainda sem regras definidas, propõe o voto distrital misto, com eleição de deputados pelo sistema distrital e pelo proporcional.

Acompanhe tudo sobre:Oposição políticaPartidos políticosPlebiscitoPolíticaPolítica no BrasilPSDBPT – Partido dos TrabalhadoresReforma política

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP