Brasil

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Ex-coach aparece numericamente em quarto lugar nas pesquisas pela prefeitura de São Paulo, mas segue isolado na disputa e sem direito a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) (Redes Sociais/Divulgação)

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) (Redes Sociais/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de julho de 2024 às 15h18.

Última atualização em 22 de julho de 2024 às 15h44.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O PRTB anunciou a data da convenção partidária para oficializar a candidatura do empresário Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo. O evento está marcado para o dia 3 de agosto, próximo do prazo final dado pela Justiça Eleitoral, e coincide com o ato organizado pelo atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que tenta conquistar novo mandato em outubro.

O partido divulga como certa a candidatura de Marçal, mesmo com uma série de desavenças internas que rondam o atual presidente da sigla, Leonardo Avalanche. Como mostrou o O Globo, opositores avaliam entrar na Justiça para retirá-lo do comando do PRTB e relatam insatisfação generalizada mesmo no grupo de Avalanche, o que abriria margem para traições na convenção partidária.

Por meio de nota, a assessoria de campanha do ex-coach afirma que o nome do vice será divulgado no encontro após uma análise "criteriosa" que "reflete o compromisso do PRTB em formar uma equipe competente e comprometida com a transformação de São Paulo". O principal cotado hoje é Levy Fidelix Filho, um dos três herdeiros do fundador do partido, Levy Fidelix, e que atualmente dirige o diretório paulistano em um acordo com Avalanche.

Marçal ainda tem esperanças, porém, de fechar acordo com o União Brasil. O partido, comandado nacionalmente por Antônio Rueda e, em nível local, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Milton Leite, tem mostrado insatisfação com o diálogo e o espaço oferecidos pelo MDB na aliança de 12 partidos que apoiam a reeleição de Nunes.

O acerto do União Brasil com o PRTB garantiria ao "nanico" tempo de propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão e presença obrigatória nos debates. Dirigentes do partido de Milton Leite, no entanto, ponderam que o desempenho do ex-coach ainda não empolga a ponto de abrir mão do projeto do prefeito ou de uma candidatura própria. Até o momento, o pré-candidato do União é o deputado federal Kim Kataguiri, mas há quem defenda lançar Milton Leite.

Pablo Marçal aparece numericamente em quarto lugar na pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada em 8 de julho, com 10% das intenções de voto. Ele empata tecnicamente com o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 11%, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e Marina Helena (Novo), com 5%. A disputa era liderada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 24%, e pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP