Brasil

Provão Paulista 2024 começa nesta quarta em São Paulo; veja como vai funcionar

Segundo Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 378 mil estudantes do Ensino Médio vão realizar a prova

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de outubro de 2024 às 07h09.

Última atualização em 30 de outubro de 2024 às 07h14.

Começa nesta quarta-feira, 30, a aplicação do Provão Paulista Seriado 2024 para 378 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio. As provas começam às 8h em todo o estado de São Paulo e portões fecham às 7h45. Trata-se do primeiro dia de aplicação da prova que garante mais de 15 mil vagas em universidades e faculdades paulistas.

Mais de 15 mil vagas estão em disputa, sendo 1.500 para a Universidade de São Paulo (USP), 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 325 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e 2.631 para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Alunos de outros estados e de escolas federais de ensino médio também podem realizar as provas em escolas localizadas em cinco polos de aplicação: São Paulo (capital), Campinas, Ribeirão Preto, Itapetininga e Araçatuba; veja aqui.

No primeiro dia, os estudantes responderão a questões de língua portuguesa, língua inglesa, física, química e biologia. No total, são 48 questões além da redação. A prova acontece até as 13h.

O segundo dia de aplicação acontece na quinta-feira, 31, no mesmo horário, mas com a prova se estendendo apenas até as 12h. Na ocasião, os candidatos responderam a 18 questões de matemática e outras 24 perguntas, distribuídas entre as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia.

Os itens do Provão foram elaborados conforme o Currículo Paulista e buscam avaliar as diferentes habilidades que os estudantes desenvolveram ao longo de todo o Ensino Médio, segundo informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

O resultado do Provão Paulista e a primeira chamada para os futuros universitários estão previstos para o dia 20 de janeiro de 2025.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesVestibularesEstado de São Paulo

Mais de Brasil

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

PT pede arquivamento de projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de janeiro

Lula e Xi Jinping assinam 37 acordos, e Brasil não adere à Nova Rota da Seda