Brasil

Prova de conhecimentos gerais da Fuvest traz apreensão

Ao todo, 28.943 candidatos e 2.239 treineiros foram convocados para a segunda fase da Fuvest


	Vestibular da Fuvest:  São 10.982 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.
 (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Vestibular da Fuvest:  São 10.982 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. (Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2013 às 10h06.

Campinas - A estudante Gabriela Perusso, de 17 anos, viajou de Santa Vitória (MG) até Campinas, no interior de São Paulo, para fazer as provas da segunda fase da Fuvest. "É o dia mais complicado dos três dias de prova", afirmou Gabriela, que concorre a uma vaga em medicina. A família toda - o pai, Walmir, a mãe, Ivani, e o irmão, Vinicio - viajou junto para acompanhar a candidata.

"Hoje é o dia que ela está mais apreensiva. Mas acho que vai passar, ela estudou muito para esse vestibular", afirma o irmão Vinicio, de 21 anos. A prova desta segunda-feira é de conhecimentos gerais. São 16 questões de disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês).

Ao todo, 28.943 candidatos e 2.239 treineiros foram convocados para a segunda fase da Fuvest. São 10.982 vagas na Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

"Tomando como base o primeiro dia, acho que hoje a prova não será difícil. Minha maior preocupação era com a redação mesmo", afirmou o estudante Leonardo Bertanha, de 16 anos.

No domingo (06), os candidatos tiveram 10 questões dissertativas de português e fizeram uma redação, cujo tema foi consumismo. No primeiro dia da prova, o índice de abstenção foi de 8,5%. Na terça-feira (08), a prova será composta de 12 questões de duas ou três disciplinas, que variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

As provas de habilidades específicas foram elaboradas pelas próprias faculdades e serão aplicadas entre os dias 9 e 11 de janeiro para as carreiras de Artes Cênicas, Música, Curso Superior do Audiovisual, Design e Arquitetura.

Os vestibulandos estão distribuídos em 43 locais, sendo 21 na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do Estado. Em Campinas, as provas acontecem em três colégios. A primeira lista de aprovados será divulgada no dia 2 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEducação no BrasilVestibulares

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto