Brasil

Prouni tem mais de 400 mil inscritos no primeiro dia

As inscrições somam 806.659, pois os candidatos podem fazer até duas opções de curso


	Sala de aula: nesta edição, o ProUni oferece 191.625 bolsas em 1.116 instituições privadas de educação superior
 (Getty Images)

Sala de aula: nesta edição, o ProUni oferece 191.625 bolsas em 1.116 instituições privadas de educação superior (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2014 às 20h37.

Brasília - Até as 20h de hoje (13), 423.163 candidatos se inscreveram no Programa Universidades para Todos (ProUni), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições somam 806.659, pois os candidatos podem fazer até duas opções de curso.

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira e vão até as 23h59 de sexta-feira (17), no site do programa.

Nesta edição, o ProUni oferece 191.625 bolsas em 1.116 instituições privadas de educação superior. São 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais. O número de bolsas ofertadas aumentou 18% na comparação com o primeiro semestre de 2013.

O estudante que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado nos dois processos, o estudante deverá escolher uma das vagas.

O programa terá duas chamadas online. O resultado da primeira será divulgado no dia 20 deste mês e o da segunda, no dia 3 de fevereiro, ambos na página do Prouni.

Pode se inscrever no ProUni quem não tem diploma de curso superior. O estudante precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado zero na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou, com bolsa integral, na rede privada.

Também pode concorrer pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino. No caso dos professores, é preciso estar no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos com grau de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais pagam 50% da mensalidade e são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Veja abaixo o cronograma do Prouni:

Inscrições: de 13 a 17 de janeiro de 2014

Resultado da primeira chamada: 20 de janeiro

Comprovação de informações: de 20 a 24 de janeiro

Resultado da segunda chamada: 3 de fevereiro

Comprovação das informações: de 3 a 6 de fevereiro

Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera: 13 e 14 de fevereiro

Comprovação de informações dos participantes da lista de espera: 19 e 20 de fevereiro

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoCarreira jovemEducação no BrasilEnsino superiorMEC – Ministério da EducaçãoProuni

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022