Brasil

Prouni 2021: MEC abre consulta de bolsas disponíveis

As inscrições começam na próxima terça-feira, 12, e se encerram às 23h59 de sexta,15

Prouni 2021: Estudantes que realizem o Enem pela primeira vez não poderão se inscrever no programa no primeiro semestre (Foto/Agência Brasil)

Prouni 2021: Estudantes que realizem o Enem pela primeira vez não poderão se inscrever no programa no primeiro semestre (Foto/Agência Brasil)

AM

André Martins

Publicado em 7 de janeiro de 2021 às 17h20.

Última atualização em 7 de janeiro de 2021 às 17h41.

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira, 6, o período para a consulta das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2021/1. O programa seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares.

As inscrições começam na próxima terça-feira, 12, e se encerram às 23h59 de sexta, 15. Os resultados serão divulgados em 19 de janeiro - primeira chamada - e 1º de fevereiro - segunda chamada.

Ao final das duas chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista estará disponível para consulta em 22 de fevereiro.

No momento da inscrição é possível escolher até duas opções de instituição, turno, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Para se candidatar às bolsas do ProUni 2021/1, o estudante deve ter realizados o Enem 2019 e alcançado nota acima de zero na redação e média de 450 pontos nas provas objetivas. 

Além disso, para bolsas 100% é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Por conta da pandemia da covid-19, o Enem 2020 foi marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Com isso, os alunos que vão fazer a prova pela primeira vez só vão poder se inscrever com no ProUni do segundo semestre.

mudança gerou críticas dos estudantes. “O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas”, diz nota da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A decisão do MEC procura adequar o calendário do Prouni ao ano letivo das universidades. Em razão do adiamento causado pela pandemia, o Enem só vai liberar as notas em março. Especialistas apontam ainda o risco de sobrarem vagas no Prouni no primeiro semestre de 2021.

Quem pode participar:

  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Estudantes com deficiência. Neste caso, não é necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

*Com exceção dos professores da rede pública, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Os interessados poderão entrar no site oficial do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/), clicar em "Pesquisas bolsas" e fazer a busca por curso, instituição e município.

(Site do Prouni/Reprodução)

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesMEC – Ministério da EducaçãoProuniVestibulares

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua